Óleo volta a aparecer no Rio Sesmaria

Pedestres que passavam pela Avenida Kennedy relataram ter sentido forte cheiro no Paraíba, próximo aonde o Sesmaria deságua

Após a retirada das contenções do trecho em que o rio Sesmaria deságua no rio Paraíba do Sul, na tarde do dia 22, novamente o óleo pode ser visto no rio, na manhã do dia 23. Segundo o Presidente da Agência do Meio Ambiente do Município de Resende, Wilson moura ,conforme previsto, o óleo que se encontrava no campim e nos barrancos que ficam nas margens dos rio foram “lavados” pela forte chuva que atingiu tanto São Paulo, quanto a região na noite do dia 22, que resultou na chegada do material novamente ao Sesmarias.

“Equipes da Transpetro trabalham ainda estão monitorando a área em São Paulo, e nesta manhã (23) uma equipe de técnicos e biólogos da Amar está percorrendo os rios para avaliar a situação e fazer um relatório para ser entregue ao Ministério Público”, afirmou Moura.

Após o retorno da equipe, Moura contou ao BEIRA-RIO que a decisão da Transpetro de retirar as contenções foi precipitada. “Já entramos em contato com a Transpetro para relatar a situação e eles se comprometeram a recolocar as contenções em caráter de urgência”, informou.

Na parte da tarde, funcionários da Transpetro iniciaram a recolocação das contenções no Sesmaria, para evitar que o óleo chegue ao Paraíba.

Você pode gostar

4 thoughts on “Óleo volta a aparecer no Rio Sesmaria

  1. A AMAR conversa muito, alivia mais ainda e quase nada autua. Deveria ser extinta essa Agência cabide de empregos.

    Igual a SANEAR, que é uma grande amiga da Água das Agulhas Negras.

  2. Não foi agora que está passando esse óleo!!! Meu pai mora a beira do Rio Sesmaria e desde sábado passado tem essa mancha de óleo.
    Não entendo como ainda não deram pleno esclarecimento sobre o incidente? Cadê a multa que deveria ser dada a esta empresa? Cadê o compromisso dela de recuperar todo o estrago que isso trouxe ao meio ambiente?
    Acho que as autoridades da região estão “colocando panos quentes”, pois se fosse em outra localidade já tinham punido severamente!!!

  3. Não estou entendendo porque tanta desinformação com relação ao fato. Me desculpe o pessoal do Ibama, Inea, da Transpetro, Amar e da imprensa de modo geral. Mas que tem gato nessa tuba, isso tem. E gato grande.
    Semana passada (edição 17/05) na coluna SOCIAL do Laís Amaral no Jornal Beira-Rio, baseado nas informações do presidente da AMAR, Sr. Wilson Moura, lemos que: “A maior parte do óleo foi retirada e a estiagem ajudou. Mas caso chova nos próximos dias, o pasto que ficou encharcado [de óleo] lá no Barreiro vai voltar a vomitar no Formoso e este no Sesmaria. (…) Tomara que não chova em Barreiro.”
    Pois bem, choveu. E o óleo voltou…
    Na edição de hoje (24/05) o mesmo Sr. Wilson Moura “explica que o óleo observado agora não é mais resultante de vazamento e sim o que se encontrava depositado no capim e nos barrancos que ficam às margens dos rios e que foi ‘lavado’ pela chuva”. Como assim não é resultado do vazamento? Teve outro motivo? Jogaram óleo no rio propositalmente?? Estão falando inverdades para a imprensa e para a população. E todo mundo acredita!!! Primeiro disseram que o vazamento era de “apenas” 8 mil litros. Depois 49 mil. Daí já dá pra imaginar que foi muito mais, pois quando admitem um número, é quase sempre abaixo do real pra minimizar a coisa. O vazamento, provavelmente, foi muito maior, pois mesmo depois de cortada a passagem do óleo pelos dutos, muito material ainda continuou vazando até que se esgotasse totalmente. Se o óleo que está descendo novamente é só o que está “armazenado” no CAPIM e no BARRANCO das margens, então tivemos uma “enchente de óleo”, que ao baixar o nível, ficou impregnado nesses locais. Hora, faça-me o favor… O óleo que está descendo de novo é o que está encharcado no pasto conforme informado na semana passada. Parem de minimizar um problema grave e enfrentem-no como tem que ser enfrentado. Com trabalho sério, transparência e informações precisas. Tem fauna, flora e vidas humanas em jogo. E vocês da imprensa; acordem!!! Fala sério!!!

    Veja fotos do local do vazamento e mais detalhes neste link: http://ambienteregionalagulhasnegras.blogspot.com.br/2013/05/oleo-derramado-no-rio-sesmaria.html

  4. Quando há um vazamento de óleo a repercussão é grande nos meios de comunicação. Mas a que aconteceu aqui na região parece que foi abafada pela Transpetro e com o conluio dos políticos da região (principalmente Sr. Rechuan).
    Na altura de São José do Barreiro, pessoas dizem que a terra está encharcada de óleo, o que indica que houve rompimento da tubulação enterrada (que sai do Rio de Janeiro para a refinaria de Paulínia/SP).
    O Rio Sesmaria continua com a mancha de óleo percorrendo todo o seu incurso e os representantes do meio ambiente da região estão alheios a situação, parecendo que foram calados pela gigante Transpetro.
    Isso é uma vergonha!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.