Covid-19: Estado do RJ apresenta variações nas taxas de positividade

O levantamento da segunda edição do Panorama da Covid-19, divulgada nesta sexta-feira, dia 27, pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), mostra um cenário de estabilidade, mas com discretas variações nas taxas de positividade dos exames de antígeno e de RT-PCR, assim como do número de atendimentos em UPAs e solicitações de leito.

A taxa de positividade de RT-PCR, exame feito em sua maioria em pacientes internados, está em 15%, quando se calcula a média móvel de sete dias no período de 15 a 21 de maio. Usando o mesmo cálculo, entre 8 e 14 de maio, a positividade estava em 20,4%. Na semana passada, o cálculo da positividade foi feito por meio da média simples das taxas diárias. A análise foi aperfeiçoada nesta semana e será mantida nas próximas edições.

Já a taxa positividade para testes de antígeno passou de 15,6%, quando se calcula a média móvel de sete dias no período de 08 a 14 de maio, para 18,4%, entre 15 e 21 de maio. Esse dado inclui os testes realizados em farmácias e unidades de saúde públicas e privadas do estado do Rio.

– Não estamos observando um aumento exponencial na taxa de positividade ou de casos e óbitos, como observado nas ocasiões das ondas já vivenciadas no estado do Rio de Janeiro.Possivelmente, essa taxa de positividade, em torno de 15% a 20%, será o esperado para Covid-19 nos meses de menor temperatura e consequente aumento de circulação de vírus respiratório – diz o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

Quanto ao número de atendimentos a casos de síndrome gripal em UPAs, observa-se um aumento de 9% em relação a semana passada, o que configura um cenário de estabilidade. Na semana de 15 a 21 de maio, foram em média 374 atendimentos diários de pacientes com síndrome gripal, sendo 237 pediátricos. Na semana de 8 a 14 de maio, a média diária de atendimentos foi de 344, sendo 221 pediátricos.

– Observamos que os atendimentos pediátricos representam o dobro dos atendimentos de adultos por síndrome gripal. Isso se deve a fatores como a sazonalidade, já que nesta época do ano, com a queda da temperatura, a maior causa das internações nas crianças é a bronquiolite – diz o secretário.

Nos últimos sete dias, a média diária de solicitações de leito Covid-19 foi de 3 para UTI e enfermaria. No mesmo período, a média diária de pessoas aguardando leito Covid-19 foi de 2 para UTI e 3 para enfermaria.

O Panorama Covid-19 é uma nova ferramenta da SES para acompanhamento do cenário epidemiológico da Covid-19 atualizada semanalmente. O formato dá ênfase aos chamados indicadores precoces, como atendimentos de síndrome gripal nas UPAs e testagem de antígenos registradas no e-SUS, que inclui os exames realizados nas unidades de saúde do estado e até nas farmácias.

Foto: Reprodução

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.