“Semana do Brincar” volta a ter atividades presenciais nas escolas de Resende

Dois anos após as restrições adotadas em virtude da pandemia da Covid-19, a “Semana do Brincar” volta a acontecer com práticas em convívio presencial, pelo menos em Resende. Com o tema “Essência do Brincar”, ,a celebração promovida todos os anos pela Rede Municipal de Ensino será celebrada este ano entre os dias 22 e 27 de maio, quando organizações de todo o mundo celebram, resgatam e dão destaque às brincadeiras infantis.

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Educação preparou uma programação especial para a ocasião. A secretária municipal de Educação, Rosa Frech, explica que durante a semana, as unidades escolares desenvolverão brincadeiras com temas sugeridos pela coordenação da SME, com foco nas habilidades contempladas no Documento Curricular. “A proposta é convidar toda a comunidade escolar para participar dessa ação durante a semana. Importante informar as famílias sobre as ações realizadas”.

As atividades começam na segunda-feira, dia 23, com brincadeiras com Bolas, seguem na terça-feira com brincadeiras envolvendo materiais reciclados, na quarta-feira com brincadeiras com o corpo e encerram na sexta-feira, com brincadeiras com elementos da natureza.

– A Semana do Brincar em Resende tem uma importância e um destaque muito grandes. Nos tempos modernos é um desafio manter viva a tradição de se divertir com atividades ao ar livre, como em outras gerações. Entendemos a tecnologia, que disputa esse espaço, como uma aliada em muitos processos educacionais, mas às vezes é muito importante nos desligarmos e nos conectarmos com o que está ao nosso lado. O evento resgata isso e exalta a essência de ser criança, que é brincar, se divertir e viver com alegria – comentou a secretária.

O tema deste ano, “essência do brincar” reflete na promoção de espaços brincantes que reforçam o ato de brincar como essência de uma criança. A tradição de mobilizar durante a Semana do Brincar se tornou uma atração tradicional e essencial para pensar a importância de utilizar a brincadeira como recurso nos espaços da escola

A Semana Mundial do Brincar é uma campanha para a sensibilização da sociedade sobre a importância do brincar na infância. Todos os anos, acontece em torno da data de 28 de maio, consolidada em 1998 como o Dia Internacional do Brincar.

Foto: Divulgação/PMR

Você pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.