Santa Casa de Resende ganhará espaço para saúde mental e fisioterapia

Obras seguem em andamento e ampliarão atendimento na saúde mental e fisioterapia (Foto: Douglas Pacheco/Divulgação PMR)

Em obras desde o ano de 2017, a Santa Casa de Resende vem se estruturando cada vez mais para atender a população. As mais recentes intervenções, que estão em andamento, terão como fruto uma série de novidades. Algumas delas já estão em fase final de obras, enquanto outras melhorias começam a ser feitas no hospital, que atende tanto a rede pública de saúde quanto a rede privada.

O atual cronograma de obras inclui a construção de um elevador, uma nova área para cuidados com a saúde mental, incluindo espaço para música, esporte e recreação, uma nova lavanderia, cujas obras estão sendo finalizadas, um novo laboratório para manuseio de exames coletados na unidade, que também está no estágio final, um novo Centro de Traumato-ortopedia e ressonância magnética, além de um novo centro de fisioterapia ambulatorial.

Com as mudanças geradas pelas obras, será possível realizar uma ampliação do centro cirúrgico, com melhorias nos leitos e a habilitação de serviços de alta complexidade, segundo a gestão municipal, que assumiu em 2016 a administração da Santa Casa. O conjunto de melhorias deixará a unidade ainda mais confortável e qualificada para avanços futuros, como o suporte às demandas da futura unidade de oncologia do município.

Capela foi uma da primeiras acomodações a serem reformadas na unidade

Desde que se iniciaram as obras na unidade hospitalar, o jornal BEIRA-RIO teve a oportunidade de acompanhar as etapas de reformas. Na primeira, entregue à população em 2018, foi feita a troca do piso dos corredores; a revitalização da capela; a reforma dos banheiros da ala onde são atendidos os pacientes do SUS; a troca da rede de esgoto; a conclusão das obras de instalação da subestação de energia; a reforma e ampliação da farmácia e a recuperação da fachada. Além disso, a unidade também ganhou novos equipamentos, como centrífuga, secadora, passadeira, geladeira e filtro industrial, entre outros.

Na segunda fase, iniciada em 2018 e finalizada em 2019, a unidade ganhou um novo ambulatório do SUS, que funciona no local e passou por uma reforma, com novo laboratório amplo, climatizado, com pintura interna, externa, piso de primeira linha, assim como portas e janelas novas, rampa de acesso, banheiros adaptados e fachada renovada. No laboratório, outras intervenções foram realizadas no local, como instalação de uma rampa de acesso, balcão de atendimento exclusivo para cadeirantes, além de banheiros adaptados e uma fachada renovada.

Posteriormente, o espaço destinado aos raios-X foi revitalizado e o antigo arquivo deu lugar a uma sala exclusiva para realização de exames ambulatoriais, endoscopia e colonoscopia.

Durante o começo da pandemia, enfermaria passou por mudanças (Foto: Carina Rocha/Divulgação PMR)

No início da pandemia de Covid-19, em 2020, foram entregues as enfermarias masculina e feminina totalmente reformadas, e o setor da unidade ganhou uma série de melhorias, com novo piso, iluminação e pintura. A intervenção corrigiu problemas pontuais que poderiam causar riscos ao atendimento. De acordo com relatos dos profissionais que atuam na Santa Casa, o piso da enfermaria já estava deteriorado pela ação do tempo e criava ambiente desfavorável ao processo de desinfecção da área. Com a reforma, o piso de porcelanato foi colocado afim de proporcionar condições melhores para a equipe de limpeza.

As obras também trouxeram nova vida para as paredes, que já estavam com rachaduras. Todos estes pontos foram reparados e o serviço de pintura com tinta lavável foi feito para atribuir melhor desinfecção. Além disso, a parte elétrica da enfermaria foi refeita e os banheiros foram reformados para dar melhor condição de banho ao paciente. As acomodações da enfermaria passou a contar com TV e 20 camas no total (sendo 10 na clínica cirúrgica feminina e 10 na clínica cirúrgica masculina), que são separadas por cortinas para dar privacidade aos pacientes.

Em 2021, além de iniciar as obras que serão entregues nos próximos meses, a unidade também ampliou a infraestrutura de saneamento da rede de esgoto, para evitar problemas futuros devido ao dimensionamento limitado das tubulações existentes.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.