Itatiaia é primeira colocada no interior do estado em pesquisa de ocupação hoteleira

Muito procurada por turistas, Penedo é responsável pela liderança de Itatiaia em pesquisa feita por entidades voltadas ao setor hoteleiro (Foto: Divulgação/Arquivo PMI)

Para a Semana Santa, que será celebrada neste final de semana, o município de Itatiaia tem motivos para comemorar a data no setor de turismo. Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH) e Hotéis Rio – Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro para avaliar a porcentagem de ocupação para o feriado prolongado nos hotéis do estado do Rio de Janeiro, apontou nesta quarta-feira, dia 13, que até o momento, a rede hoteleira do interior do estado apresenta uma média de ocupação de 80,39%.

E no top 12 dos municípios com as maiores porcentagens de ocupação, a pesquisa mostra que Itatiaia (considerando a região de Penedo), lidera o ranking enter os municípios do interior, com 91,20% de ocupação, seguida de perto por Armação dos Búzios (89,10%). Macaé está em terceiro, com 85%, com Cabo Frio (84,80%) e Arraial do Cabo (81%), quarto e quinto colocados, respectivamente.

Da Costa Verde vem o sexto lugar, Paraty (80,10%); logo depois um empate entre Petrópolis e Teresópolis, com 80% de ocupação, seguidos por Rio das Ostras (78,20%), Vassouras (78,10%); em décimo está Angra dos Reis (77%), em décimo primeiro Valença/ Conservatória (76,80%), Nova Friburgo (76,10%) e, em último, Miguel Pereira, com 68%.

Já na capital, o Rio de Janeiro registra uma média de 81,42% dos quartos reservados para o período de 15 a 17 de abril. As regiões de Barra/ Recreio/ São Conrado lideram com 89,70%, com Ipanema/ Leblon em segundo lugar (88,36%) e Copacabana/ Leme em terceiro (85,17%). Flamengo/ Botafogo aparecem na quarta posição com 75,35% e Centro está em último, com 54,57%.

De acordo com o último levantamento da Secretaria de Turismo de Itatiaia, a cidade abriga cerca de 160 hotéis e pousadas e 120 equipamentos de alimentação (restaurantes, bares, lanchonetes). A estimativa da pasta é que aproximadamente oito mil turistas devem passar pelo município durante o feriadão da Semana Santa.

Para receber todos esses visitantes, a Prefeitura organizou um esquema especial. A organização conta com o reforço do efetivo da Guarda Civil Municipal em Penedo e nas Regiões de Maromba e Maringá, que também receberam serviços de nivelamento nas estradas e nas vias de acesso aos Vales do Pavão e das Cruzes.

– Itatiaia é uma cidade privilegiada. Acredito que fatores como a boa localização, as belezas naturais, as boas acomodações e a variada gastronomia, além, é claro, da receptividade, foram muito importantes na hora das pessoas buscarem nossa cidade como destino nesse feriado. Estamos muito felizes e a nossa ideia é fazer um trabalho intensivo para melhorar a infraestrutura do turismo, sem deixar outras áreas de lado – explicou o secretário de Turismo, Denilson Sampaio.

SEDE DO PRÓXIMO FÓRUM REGIONAL DO TURISMO
No próximo dia 27 de abril, Itatiaia sediará o Fórum Regional de Turismo Fluminense, promovido pelo Governo do Estado. O evento, que reunirá representantes de diversas cidades da região, acontecerá no Catre Convenções, na Avenida Casa de Pedras, 646, em Penedo.

– Essa foi uma grande conquista para o município. Esse evento é fundamental para que possamos melhorar ainda mais o trabalho de acolhimento aos turistas. Também teremos a oportunidade de trocar informações, mostrar o que temos de bom e receber também representantes de toda região – disse Sampaio.

Ele reforça ainda que o Fórum vai ajudar a direcionar o trabalho das secretarias de turismo até o final do ano. “O Fórum vai dar esse olhar técnico de como vai se comportar o turismo em função desse período menos intenso da pandemia e o que pode ser feito para receber os visitantes. Vale ressaltar que nossa cidade foi privilegiada em receber esse Fórum e inclusive aproveito para agradecer a minha equipe por toda dedicação nesse trabalho de organização desse evento para a nossa região”, encerrou o secretário.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.