Detran divulga calendário de edições do “Dia D” para público PcD em 2022

Em portaria publicada nesta terça-feira, dia 22, no Diário Oficial do Estado, o Detran divulgou as datas em que serão realizadas as edições do Dia D de 2022 – dias dedicados ao atendimento especial do público PcD. Durante quatro dias do ano, o órgão disponibilizará mais acessibilidade a quem precisa realizar serviços de identidade, habilitação ou regularização de veículos.

Em todas as unidades de habilitação e identificação civil do departamento, as pessoas com deficiência poderão, como nos últimos anos, requerer os documentos sem necessidade de agendamento. Alguns serviços também são oferecidos gratuitamente.

Os serviços veiculares são disponibilizados no posto Detran Acessível – PcD, o primeiro posto do Brasil exclusivamente voltado para o atendimento de pessoas com deficiência e idosos. Na unidade e nas Ciretrans, o público PcD também pode se inscrever no programa Cidadania Sobre Rodas, que oferece aulas gratuitas de direção para pessoas que necessitam de carro adaptado. É oferecido, ainda, o curso Oficina Sob Medida, que ensina noções básicas de mecânica e elétrica de automóveis.

Seguem as quatro datas em que as pessoas com deficiência poderão realizar os serviços citados:

– 1/4/2022 – Em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril.

– 17/6/2022 – Em homenagem ao Dia do Orgulho Autista, celebrado em 18 de junho.

– 16/9/2022 – Em homenagem ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro e também à Semana Nacional do Trânsito, celebrada de 18 a 25 de setembro de 2022.

– 2/12/2022 – Em homenagem ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência – PcD e da Pessoa com Deficiência Física – PcDF, celebrado em 3 de dezembro.

Foto: Divulgação/Detran

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.