“Foi muito importante esta conquista, pois desde 2014 este prêmio não voltava para Resende, em especial para a AEDB, período em que a FOA emplacou e levou o prêmio ano a ano. Além disso, promover a inclusão nas empresas da região, pois enxergamos nitidamente uma carência nesta área relacionado ao mercado de trabalho aqui do interior”, destacou o produtor audiovisual Eduardo de Medeiros Souza.
Ele faz parte da equipe D7 Lab – Laboratório Audiovisual, integrada por estudantes de Publicidade e Propaganda da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), que depois de oito anos desbancou a UniFoa, de Volta Redonda, que vinha ganhando por vários anos consecutivos na Categoria Estudantes, na 20ª edição do Prêmio Talentos da Publicidade.
Com a peça publicitária “Quebrando o Silêncio”, a propaganda mostra o momento em que uma funcionária recém-promovida chega ao seu primeiro dia de trabalho na empresa, e tem dificuldade de interagir com os primeiros colegas que a recepcionam pelo fato de a mesma ser deficiente auditiva, até que uma terceira funcionária vai ao encontro deles para também receber a jovem, e começa a se comunicar em Libras com ela.
O grupo teve apenas duas semanas para produzir e entregar o material aos organizadores do evento. “Este ano a TV Rio Sul nos deu um prazo bem curto de duas semanas para a entrega. Levamos então uma semana planejando e debatendo a ideia, e a outra semana para a produção, que é a fase de gravação do material bruto, parte da edição e entrega do material. Procuramos abordar o tema de diversidade e inclusão no âmbito corporativo”, revela Eduardo.
Eduardo responde pela produção audiovisual e pós produção da campanha, mas o equipe D7 Lab também é formado por Samuel Arruda (roteirização e concepção da ideia), Rodrigo Lapa (montagem de set), Gabriel Isoldi (ator), Kamay, Roberta Gonçalves e Luala Soares Diniz de Paiva (atrizes), estas duas últimas as que se comunicaram em Libras no filme.
A edição do Talentos da Publicidade deste ano aconteceu de forma totalmente online na tarde esta quinta-feira, dia 17. O formato foi adotado por conta da pandemia da Covid-19, sendo realizado no Teatro Gacems, na Vila Santa Cecília, e exibido no Gshow. Os filmes foram premiados nas categorias Mercado, Campanha, Institucional e Estudantes. Este ano, o projeto recebeu 36 filmes, enviados por 10 agências de publicidade, com produção de oito produtoras da região.