Resende inaugura quarta Unidade Básica Amiga da Amamentação

O posto de saúde da Fazenda da Barra I recebe nesta terça-feira, dia 30, às 14h, o título IUBAAM (Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação). A entrega do certificado será feita pela Secretaria de Estado de Saúde.

— Com esse título, já somamos quatro unidades certificadas em Resende, o que reflete a qualidade do trabalho desenvolvido pelas equipes junto às mães e gestantes da comunidade. A intenção da Secretaria de Saúde é de que todas as unidades básicas do município conquistem também esse título – destacou a superintendente de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Paula Bueno.

Nove gestantes e 10 mães em fase de amamentação foram acompanhadas no posto. Segundo a superintendente de Atenção Básica, além das mães, toda a equipe da unidade de saúde também foi capacitada e avaliada pela Secretaria estadual.

— Os técnicos do governo do estado visitaram o município e analisaram se a unidade cumpre os dez passos para o sucesso da amamentação. Nas entrevistas com a equipe do módulo da Saúde da Família, eles verificam se todos estão envolvidos com as ações de incentivo à amamentação. Com as mães e gestantes, o objetivo é apurar se elas receberam de forma correta as orientações sobre a importância da amamentação, explicou Bueno.

Em Resende, este título já foi concedido aos postos de saúde dos bairros São Caetano, Jardim Beira Rio/Jardim Alegria e Baixada da Olaria. A Secretaria de Saúde já iniciou ainda a capacitação com as equipes dos módulos de PSF do Novo Surubi, Itapuca e Cabral.O certificado é concedido pela Secretaria Estadual de Saúde às unidades que conseguem implantar os “Dez Passos para o Sucesso da Amamentação”, estabelecidos pela Resolução nº 2.673/2005, que criou a IUBAAM no Estado do Rio

Fonte: Assessoria de comunicação (PMR)

Foto: Márcio Fábian

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.