Piora nos índices da Covid-19 coloca RJ de volta à bandeira laranja

Avanço da Ômicron muda mapa de risco em todo o estado (Foto: Reprodução/SES-RJ)

O aumento repentino na taxa de positividade dos testes de RT-PCR para detecção da Covid-19 identificado a partir da 52ª semana epidemiológica (de 26 de dezembro a 1º de janeiro), quando o índice passou de 1,4%, no fim de dezembro, para mais de 20% nos primeiros dias de janeiro, começa a gerar um maior impacto no Mapa de Risco da doença no estado do Rio de Janeiro.

É o que aponta o levantamento da 65ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada nesta sexta-feira, dia 21, pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), mostra que o Estado do Rio de Janeiro está classificado em bandeira laranja, de risco moderado para Covid-19.

A análise faz a comparação da segunda semana epidemiológica (SE) deste ano, a SE 02 (de 9 a 15 de janeiro), com a última de 2021, a SE 52 (de 26 de dezembro de 2021 a 1º de janeiro de 2022). Quatro das cinco regiões (Baía da Ilha Grande, Metropolitana I, Metropolitana II e Baixada Litorânea) estão em bandeira laranja, com risco moderado para Covid-19.

No período analisado, os óbitos tiveram aumento de 172%, passando de 18, na SE 52, para 48, na SE 02. Já as internações passaram de 89, na SE 52, para 368, na SE 02, o que representa um aumento de 313%. Os indicadores apontaram que, no período de 11 a 18 de janeiro, a taxa de positividade para Sars-Cov-2 em testes RT-PCR foi de 55%. Nesta quinta-feira, dia 20, a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 é de 49% para UTI e 42% para enfermaria.

Ainda assim, o Médio Paraíba, e mais quatro regiões de saúde do estado (Centro-Sul, Serrana, Norte e Noroeste) permanecem com risco baixo, em bandeira amarela.

Segundo o secretário de Saúde, Alexandre Chieppe, o aumento nos índices reflete a alta taxa de transmissibilidade da nova variante da Covid. “Ainda estamos observando um aumento na curva de casos de Covid-19 por causa da circulação da variante Ômicron no estado. Essa é uma variante com alta taxa de transmissibilidade no mundo todo. Diante deste cenário, acionamos o nosso plano de contingência e já convertemos 54 leitos de enfermaria e 35 de UTI para pacientes com Covid-19. Na próxima semana, serão mais 20. Além disso, estamos ampliando nossos centros de testagem, que já são 13 ao todo”, esclareceu.

Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).

VISITAS SUSPENSAS
Em virtude do aumento de casos pela variante Ômicron, as secretarias de Saúde de Resende e Itatiaia voltaram a suspender visitas nos hospitais. Em Resende, as visitas aos pacientes internados no Hospital de Emergência, Santa Casa de Resende e no Hospital Municipal Veterinário, estão suspensas temporariamente desde a sexta-feira, dia 21.

O secretário municipal de Saúde, Tande Vieira, ressalta que para o Hospital Municipal de Emergência de Resende e a Santa Casa, as visitas virtuais poderão acontecer com o familiar de referência, pelo menos duas vezes por semana.

Segundo a secretaria, a medida é uma forma de garantir a segurança e saúde dos pacientes internados, que geralmente ficam com a imunidade comprometida, e também dos familiares. A medida se estende à visitação de animais internados no Hospital Municipal Veterinário, e deve durar pelo menos 15 dias, podendo ser prorrogada.

Itatiaia também resolveu adotar a mesma medida e suspendeu temporariamente as visitas hospitalares no Hospital Municipal Dr. Manoel Martins de Barros neste domingo, dia 23.

Em ambos os municípios, a suspensão das visitas é uma recomendação da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro e não envolve os pacientes com direito a acompanhantes (crianças, idosos e pessoas com deficiências e/ou transtornos mentais). Acompanhantes de idosos, crianças e pessoas com deficiência deverão declarar estar assintomático e apresentar carteira de vacinação de Covid-19. Não será permitido fazer revezamento entre acompanhantes, tolerando a troca a cada sete dias.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.