Crianças com armas na área de treino de tiros da Aman

Militar aproveitou período de lazer para levar filho em Estande de Tiro (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

O jornal BEIRA-RIO recebeu nesta quinta-feira, dia 20, fotos que circulam nas redes sociais mostrando uma criança segurando arma no Estande de Tiro da Aman, levada pelo pai, que atua como terceiro-sargento (o jornal não citará o nome do militar para não expor a família). O militar registrou o momento, demonstrando o mesmo ser um programa de entretenimento em família.

O ato é considerado ilegal, de acordo com o artigo 16 da Lei nº 10.826/03, no § 1º, inciso V, que pune as condutas de vender, entregar ou fornecer, ainda que gratuitamente, arma de fogo, acessório, munição ou explosivo a criança ou adolescente. O Estatuto da Criança e do Adolescente também inclui essa proibição em seu artigo 242.

O ato cometido pelo terceiro-sargento da Aman repete o mau exemplo dado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), que em alguns compromissos públicos tem naturalizado a transgressão da lei, quando com crianças no colo faz o “gesto da arminha” e que defende abertamente a aquisição de armas no país.

Bolsonaro fez gesto da arminha com criança no colo durante campanha presidencial (Foto reprodução: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo)

O BEIRA-RIO solicitou à assessoria de comunicação da Aman um pronunciamento sobre o assunto. Em nota, a Seção de Comunicação Social da Aman informou que o e-mail com a informação foi enviado no dia 30 de dezembro de 2021, mas só tomou conhecimento, no início de janeiro por causa do recesso do final do ano, sobre a publicação em redes sociais das fotos do militar, acompanhado de sua família, no Estande de Tiro.

Ainda de acordo com a nota, no mesmo dia, o Comando da Academia Militar determinou a abertura de Procedimento Administrativo para apurar possíveis violações de regulamento ou qualquer norma vigente. O BEIRA-RIO perguntou sobre o prazo para a investigação e que tipo de procedimento foi aberto, mas a Assessoria não soube responder.

O BEIRA-RIO entrou em contato com o coordenador do Conselho Tutelar de Resende, José Henrique Vale Freire e enviou as fotos tiradas das redes sociais. Freire informou que “o Conselho desconhecia as fotos e vai apurar os fatos e fazer contato com a Aman para notificar o pai”.

Você pode gostar

2 thoughts on “Crianças com armas na área de treino de tiros da Aman

  1. Infelizmente foi uma grande escorregada por parte do militar que acabou por transgredir a lei, e como cidadãos devemos nos pautar pela legalidade. Mas o fato de colocarem o fato em si como repetições do “mau exemplo” do presidente, como citações do próprio em transgredir a lei, são comentários desnecessários e tendenciosos em um fato ocorrido, talvez para tentar atingir um certo impacto moral e político que ao meu ver, é desnecessário. É o direito de todos possuir ideias e alinhamentos político, mas alguns comentários geram “verdades” truncadas com a tentativa de criar generalizações, parcialidade, correlações além dos fatos expostos. Em resumo, evitem esse tipo amadorismo, e não confundam a liberdade de impressa com a prática de seus abusos, deixem suas ideias parciais pra vocês e duas rodinhas de conversa, fato é fato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.