Itatiaia decreta passaporte vacinal e volta do trabalho remoto contra Covid-19

Começaram a valer nesta segunda-feira, dia 17, em Itatiaia, as novas medidas de combate à Covid-19 no município. Com o avanço de novos casos da Covid-19, impulsionados pela nova variante Ômicron, a Prefeitura publicou o Decreto 3.830, de 14 de janeiro deste ano, definindo novas medidas e restrições que visam combater o avanço de casos.

Segundo o secretário de Saúde, Leandro Oliveira, as novas medidas se fazem necessárias devido ao aumento de síndromes respiratórias do município. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, houve um aumento de 30 casos por dia em adultos para 120.

Dentre as mudanças previstas estão a proibição da realização de eventos e de quaisquer atividades com a presença de público, incluindo as festividades relacionadas a Carnaval.

Além disso, o comércio varejista, bares, restaurantes, lanchonetes, academias, templos religiosos, hotéis e pousadas poderão funcionar poderá exercer suas atividades com restrições de circulação interna, com no máximo 75% da sua capacidade total, desde que obedecendo distanciamento espacial de 2 metros entre as mesas, uso obrigatório de máscara exigência do passaporte sanitário contendo duas doses para a população vacinável.

A mesma exigência do passaporte vale para as repartições públicas em relação aos seus servidores e ao público em geral, para ingresso em prédios públicos, bem como manter medidas e distanciamento e o uso de máscara, assim como nos serviços e atividades de transporte de passageiros em veículos de turismo interno. Já a entrada de veículos de turismo no município volta a ser proibida para os transportes oriundos de outros municípios.

Mesmo tendo boa parte da população vacinada, o uso de máscaras de proteção facial segue obrigatório em Itatiaia, assim como  o distanciamento social, o trabalho remoto e o isolamento vertical dos grupos de maior risco ou vulnerabilidade. O decreto pode ser conferido na íntegra clicando aqui.

NOTA OFICIAL
Em nota divulgada na tarde desta segunda-feira, em sua conta nas redes sociais, em relação às novas medidas de proteção e restrições definidas e decretadas pela Prefeitura de Itatiaia, seguindo recomendação do Comitê Municipal de Crise, e que tem gerado dúvidas e discussões, a administração municipal informou que está aberta para dialogar com todas as instituições citadas e caso ache necessário e coerente, disposta a buscar novos caminhos para que a população se mantenha em segurança.
A Prefeitura destaca ainda que continuará seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde, além de ofertar as doses da vacina contra a Covid-19 e estimular a campanha de Imunização. Ainda segundo a nota, o Executivo ressalta que todas as decisões da Prefeitura são pautadas em notas técnicas do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde, consensos das comunidades científicas, além dos números de atendimentos e resultados de exames de pessoas que procuram os serviços de saúde.

CRIANÇAS COMEÇAM A SER VACINADAS NA TERÇA
Começa nesta terça-feira, dia 18, a vacinação de crianças de 5 a 11 anos em Itatiaia. O município recebeu neste sábado, dias 15, um lote de 183 vacinas pediátricas da Pfizer, contra a Covid-19. De acordo com o Comitê de Emergência contra Covid-19 de Itatiaia, esse primeiro lote será voltado à imunização das crianças portadoras de deficiência permanente ou com comorbidades, entre as idades de 5 e 11 anos.

A exemplo de outras cidades da região, todas as crianças deverão ser vacinadas em companhia dos responsáveis, e que não há necessidade de prescrição médica, bem como documento de autorização para a vacinação. Deve-se aguardar 15 dias para aplicar qualquer outra vacina na criança. De acordo com Leandro Oliveira, Secretário de Saúde de Itatiaia, para a vacinação, os responsáveis pelas crianças precisarão apresentar laudo das comorbidades ou deficiências permanentes.

As crianças sem comorbidades ou deficiências permanentes começarão a ser vacinadas a partir de fevereiro. O município espera vacinar 3.277 crianças nas próximas semanas, de acordo com o fornecimento de vacinas pelo Estado.

Foto: Divulgação/PMI

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.