Mães de alunos participarão de programa estadual contra evasão escolar

Programa Mulheres Apoiando a Educação visa garantir a presença de alunos nas escolas estaduais (Foto: Rafael Campos/Divulgação)

Na tarde desta segunda-feira, dia 29, foi lançado um projeto de combate à evasão escolar ocasionada pela pandemia da Covid-19 no estado do Rio de Janeiro, o Mulheres Apoiando a Educação (MAE). A iniciativa contará com a participação de mulheres de baixa renda, mães de alunos, além de assistentes sociais, que estarão presentes em 1.230 escolas.

A iniciativa prioriza a retomada segura dos alunos, após mais de um ano longe das dependências escolares. Com este objetivo, serão realizadas diversas atividades, tendo as mães como agentes fundamentais nesse processo. Elas trabalharão dando suporte à equipe pedagógica e social, além de auxiliar no fortalecimento da relação entre a família do aluno e a unidade escolar, atuando como “embaixadoras” da escola na comunidade.

O programa, que deve alcançar aproximadamente 9.400 mulheres, não substituirá as atividades de trabalhadores efetivos ou terceirizados das unidades. A carga semanal é de 30 horas, com 6 horas por mês de avaliação e treinamento, com uma bolsa mensal de R$ 1 mil durante um ano. Toda diretriz pedagógica e técnica permanecerá sob coordenação da Equipe Diretiva e do assistente social.

Os assistentes sociais serão uma peça essencial para o desenvolvimento do programa. Os profissionais vão auxiliar os estudantes e suas famílias especialmente nos aspectos socioeconômicos, cuidando do bem-estar dos alunos da rede estadual.

O edital para contratação deverá ser publicado a partir desta terça-feira, dia 30, site da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc). No documento constarão todos os critérios de seleção. A Secretaria de Educação busca selecionar mais de 9 mil mães e mais de 1 mil assistentes sociais para compor o projeto. Cada profissional terá carga horária de seis horas diárias.

Confira as tarefas de cada agente do programa:

M. A. E:

– Auxiliar na adoção dos protocolos sanitários no ambiente escolar, tais como aferição de temperatura, orientação sobre o uso de máscara, higienização de equipamentos de uso coletivo e incentivo ao distanciamento social nas dependências escolares;

– Suporte à direção das escolas e assistentes sociais nos contatos com as famílias de alunos infrequentes;

– Atuar na busca ativa dos alunos evadidos e/ou com baixa frequência e auxiliar na integração da família com a escola;

– Entrar em contato com o responsável do aluno quando o mesmo apresentar algum problema de saúde, sob supervisão do assistente social.

Assistente social:

– Manter proximidade com alunos e suas famílias;

– Realizar visitas domiciliares;

– Entrevistar estudantes e familiares, com objetivo de levá-lo para o colégio;

– Criar parcerias com instituições sociais da localidade desse estudante.

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