Roubos de rua caem no estado apesar da diminuição das restrições contra a Covid-19

Polícia registrou baixa em números de roubos de rua em outubro passado; prisões e apreensões cresceram

Estudo feito pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) e divulgado no final deste mês, aponta que houve queda dos roubos de rua e de cargas em outubro deste ano no estado do Rio de Janeiro. Os roubos de rua tiveram queda de 17% em outubro de 2021 na comparação com 2020. No acumulado do ano, a redução foi de 7%. O valor é o menor para o mês e para o período desde 2012.

O estudo do ISP salienta que as medidas de restrição adotadas para evitar a propagação do coronavírus reduziram a quantidade de pessoas circulando pelas ruas, afetando, inclusive, a dinâmica dos crimes. Em 2020, os roubos de rua tiveram uma queda considerável em 2020, e um dos fatores foi o isolamento social. Os dados apurados em outubro, quando já não havia medidas de restrição tão rígidas, são ainda mais baixos que os do ano passado.

Os roubos de carga também tiveram queda. A redução foi de 12% nos dez meses de 2021 e de 10% em outubro. De acordo com a série histórica do ISP, esse foi o menor valor para o mês e para o acumulado anual desde 2013. Já os roubos de veículo se mantiveram nos mesmos patamares do ano passado, que já era o menor número de registros desde 2012.

A diretora-presidente do ISP, Marcela Ortiz, explica que, ao contrário do que foi observado em 2020, a redução dos crimes contra o patrimônio de outubro não pode ser relacionada com a pandemia do coronavírus.

– Um estudo publicado pelo ISP este ano mostrou que o menor movimento de pessoas nas ruas em 2020 afetou diretamente esses indicadores, que são conhecidos como crimes de oportunidade, em que há a necessidade do encontro entre a vítima e o autor. Os dados de outubro são ainda mais positivos se observados por essa perspectiva. Temos uma redução maior do que a observada em 2020, com a diferença de que o ritmo da vacinação fez com que as medidas fossem sendo abolidas – explica a diretora-presidente do ISP, Marcela Ortiz.

Os chamados crimes contra a vida também tiveram baixa. O estado do Rio teve o menor número de homicídios dolosos para o mês de outubro e para o ano desde o início da série histórica do ISP, em 1991. A queda de janeiro a outubro foi de 5% na comparação com 2020. Já no mês, a redução chegou a 2%.

O indicador crimes violentos letais intencionais, que engloba homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte e roubo seguido de morte, apresentou queda de 4% de janeiro a outubro deste ano em comparação com 2020, chegando ao menor patamar desde 1999.

APREENSÕES E PRISÕES EM FLAGRANTE
Por outro lado, as polícias Militar e Civil apreenderam 25% a mais de fuzis de janeiro a outubro deste ano na comparação com 2020. No total, mais de um fuzil foi retirado das ruas por dia. Os confiscos dos outros tipos de armamentos subiram 8% no acumulado do ano. Os agentes foram ainda responsáveis por mais de 60 apreensões de drogas por dia em 2021, um aumento de 6% no comparativo com os dez meses do ano passado. As prisões em flagrante cresceram 10% nos dez primeiros meses deste ano, chegando ao total de mais de 90 prisões por dia no estado.

Os dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) são referentes aos registros de ocorrência nas delegacias de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro no mês de outubro. Para outras informações sobre os indicadores, acesse o site do ISP.

Foto: Reprodução/Internet

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.