MAM Resende divulga os vencedores do Salão da Primavera

Será aberta no próximo dia 13, a 48ª edição do Salão da Primavera, tradicional evento promovido pela Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda. O evento começa às 19h, no Museu de Arte Moderna de Resende, e acontece um ano após a sua não realização, em 2020. Com o avanço da vacinação em Resende, a direção do MAM optou por um salão restrito aos municípios da Região das Agulhas Negras, que englobam Resende, Quatis, Itatiaia e Porto Real.

Ao todo, 48 artistas participaram da seleção, totalizando 108 obras avaliadas pelo juri. Deste montante, 55 foram selecionadas para compor a exposição que poderá ser visitada entre 14 de dezembro a 21 de janeiro, sempre de terça a sexta, das 11h às 17h. A entrada é gratuita. O juri, formado por Sônia Siqueira, Sérgio Ornellas e Guga Murray outorgou oito prêmios em dinheiro, cujas obras passam a fazer parte do acervo do museu; e oito menções honrosas.

Luciano Alessandro Mário Frigério, Gisele da Costa Alemão Ferreira e Franciele Siqueira Monteiro receberão o prêmio instituído pela Casa da Cultura Macedo Miranda. O prêmio Altamiro Pimenta, oferecido pela Prefeitura Municipal de Resende, será entregue para os artistas Antônio Augusto Leão Chagas e José Nery Figorelli. O prêmio da Câmara Municipal de Resende, que recebe o nome do Engenheiro Eitel César Fernandes, será entregue para Talita Herculano de Abreu Teixeira, Christian de Freitas Meyn e Érika Alcântara de Almeida.

As menções honrosas serão entregues para Samuel Costa, Lu Gastão, Bernardo Rodrigues, Zé Carlos de Andrade, Jenny Faulstich, Gelson Mallorca, André Aaltonen e Rafael Fioratto. Além dos nomes já citados, também farão parte do 48o Salão da Primavera os seguintes artistas: Carlos Menandro, Vinícius Sarraff, Márcia Alves, Luiz Lindão, Marie Oppliger, Tatiana Ratinetz, Maurício Rosa, Joseph Figorelli, Cláudia Chusquea, Valéria Nogueira, Juliana Mello, Angélica Kalimba, Rhuan Rodrigues, Rafael Trevisani e Aline Pachamama.

Para o presidente da Casa da Cultura Macedo Miranda, o formato adotado este ano para o Salão da Primavera não é definitivo. ‘Em 2022 pretendemos voltar com as inscrições de todo o Brasil, mas a experiência desta edição poderá ser repetida e se transformar num evento regional dentro do calendário anual do MAM’, revela o presidente.

A noite de abertura Salão da Primavera terá as apresentações dos alunos do curso de Danças Urbanas, ministrado pelo professor Cléverson Mariano; grupo de dança moderna da ONG Dança e Magia e show com a cantora e compositora Yasmin Silveira.

Foto: Gleisiane Carvalho/Divulgação PMR

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.