Aman promoverá 23 mulheres aspirantes-a-oficiais na próxima semana

Em vídeo nas redes sociais produzido pela Aman, mulheres falam sobre período de formação na academia (Foto: Reprodução)

O dia 27 de novembro será histórico para as mulheres na maior escola de Ensino Superior do Exército Brasileiro. É que neste dia, a Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) realizará seu tradicional Aspirantado. Pela primeira vez, desde que a escola superior foi criada sob o nome de Academia Real Militar, no ano de 1811, serão formadas também as Aspirantes a Oficial.

Vinte e três cadetes do sexo feminino da Turma Dona Rosa da Fonseca irão receber a Espada de Oficial, durante a solenidade, que acontece a partir das 11 horas, no Pátio Tenente Moura (PTM), no interior da Aman.

Elas se juntam aos outros 368 colegas, que juntos começaram os estudos em 2017, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas (que abriu vagas naquele mesmo ano para a admissão de mulheres), passando pela chegada à Aman, em 30 de janeiro de 2018. Dentre as cadetes, 13 são da Intendência e 10 do Material Bélico. Em um vídeo institucional, a academia fala mais sobre essas pioneiras.

Dos 391 cadetes, são 135 de Infantaria; 60 de Cavalaria; 53 de Artilharia; 40 de Engenharia; 31 de Intendência; 28 de Comunicações; 14 de Material Bélico. Eles são oriundos das cinco regiões do Brasil: Sudeste (221); Sul (85); Nordeste (35); Centro-Oeste (21); Norte (22). Destes, sete são pertencentes às Nações Amigas, sendo: um da Guiana, um do Paraguai, dois do Senegal, um do Timor Leste e dois do Vietnã. Eles estão nos cursos de Infantaria (1), Cavalaria (1), Artilharia (1), Engenharia (1), Intendência (1) e Comunicações (2).

A solenidade começará às 8h30, quando os cadetes adentram o pátio para restituição do Espadim, que receberam quando cadetes do primeiro ano, em 2018. Num segundo momento, segundo a Aman, por volta de 11h, será a vez da declaração dos novos aspirantes com a entrega da espada de oficial, símbolo do princípios e valores, como responsabilidade, competência, o respeito e amor à Pátria. Será quando o cadete 1⁰ colocado geral da Turma receberá a espada das mãos da mais alta autoridade do evento, o cadete de Cavalaria João Pedro Castro Brum Silva Gomes.

Por conta das diretrizes impostas em razão da pandemia da Covid-19, o evento contará, mais uma vez, com a presença restrita de convidados, autoridades civis e militares. Além disso, o tradicional Baile de gala do Aspirantado não será realizado aos moldes tradicionais. Aos convidados, foi recomendado o uso de máscaras. Para evitar aglomeração, o público será dividido por setores. Também, devido à pandemia, o evento terá transmissão ao vivo, que poderá ser acompanhada pelo canal da EBC noYoutube.

SOBRE DONA ROSA DA FONSECA
Dona Rosa da Fonseca é o Patrono da Família Militar. Nascida em 18 de setembro de 1802, na então Cidade de Alagoas, capital da Província de mesmo nome, atual município de Marechal Deodoro, casou-se com o Major do Exército Imperial Manoel Mendes da Fonseca, valoroso militar e grande monarquista. Mulher de caráter varonil, sempre o apoiou em suas resoluções e o acompanhou. É reconhecida como exemplo de valores a serem seguidos pela família militar.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.