Castramóvel realiza triagem de animais em Visconde de Mauá

Cães e gatos de Mauá poderão ser castrados a partir desta semana (Foto: Raimundo Brasil/Divulgação PMR)

Até sexta-feira, dia 19, a população de Visconde de Mauá poderá castrar seus cães e/ou gatos através do Castramóvel da Prefeitura de Resende, que está localizado desde quarta-feira, dia 17, em frente ao Posto de Saúde da localidade. O cadastro para a realização do procedimento pode ser feito de 9 às 16h.

No momento da triagem é necessário que o tutor apresente um documento de identidade original com foto e um comprovante de residência especificamente da localidade que recebe o castramóvel. Para efetuar o cadastro é preciso ser maior de 18 anos.

De acordo com o diretor-geral do Hospital Veterinário, Felipe Quinane, existem alguns critérios são usados para atender os animais. “Para que o pet possa passar pelo procedimento, é preciso que tenha, pelo menos, seis meses e não apresente enfermidades. A exceção é apenas para os cachorros que têm o focinho achatado ou curto, condição chamada de canina braquicefálica”.

O projeto, pioneiro na região, começou a funcionar em julho de 2020 no Parque das Águas, no bairro Jardim Jalisco, respeitando todos os protocolos de segurança sanitária em razão da pandemia. A seleção dos locais para a execução do projeto ocorre de acordo com a demanda, com base em levantamento promovido pela Secretaria Municipal de Saúde. Segundo o último levantamento desta quinta-feira, dia 17, 3.163 cães e gatos já tinham sido castrados pelos profissionais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Os dois castramóveis, que foram fabricados em Botucatu (SP), funcionam como trailers com toda estrutura necessária para o atendimento. Cada módulo possui quatro salas: uma de preparo animal; outra de antissepsia e paramentação; uma sala cirúrgica; e uma de recuperação e prescrição médica.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.