Segunda dose contra Covid-19 será antecipada em Resende

A Prefeitura de Resende e a Secretaria Municipal de Saúde informam que anteciparão a aplicação da segunda dose contra a Covid-19 do imunizante Pfizer a partir da próxima quinta-feira, dia 18. O protocolo segue as orientações do Ministério da Saúde, que reduziu o intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina da Pfizer de 12 para oito semanas. A adoção da medida contemplará cada público de acordo com a data da primeira dose. Desta forma, a Secretaria alerta para que os vacinados com o imunizante verifiquem seus cartões de vacinação, já que a data da segunda dose será reduzida para, no mínimo, oito semanas.

A data da segunda dose da Pfizer será modificada em conformidade com os novos critérios de aplicação. Vale destacar que os grupos beneficiados deverão comparecer ao mesmo local onde tomaram a primeira dose, no mesmo intervalo de horário. O novo cronograma será divulgado nos canais de comunicação oficiais da Prefeitura (no site e nas redes sociais).

No dia 18, as equipes de saúde vão aplicar a segunda dose nas pessoas imunizadas até dia 31 de agosto deste ano. No dia 19 (sexta-feira), serão vacinadas as pessoas que receberam a primeira dose até o dia 20 de setembro. No dia 22 (segunda-feira), serão imunizados os grupos que tomaram a primeira dose até o dia 23 de setembro. No dia 24 (quarta-feira), serão vacinados os públicos que receberam a primeira dose até o dia 27 de setembro. No dia 25 (quinta-feira), serão imunizadas as pessoas que receberam a primeira dose até o dia 30 de setembro.

O secretário municipal de Saúde, Tande Vieira, explicou que a alteração do intervalo segue as recomendações do Governo Federal, lembrando que a medida adotada agiliza o processo de vacinação contra o novo coronavírus. “O Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19 avança cada vez mais no município. Conforme o boletim divulgado no dia 11 de novembro, já foram aplicadas 208.478 doses em Resende, sendo 110.484 correspondentes à primeira dose e à dose única, 86.066 referentes à segunda dose e 11.928 à dose de reforço. Esta semana, Resende ultrapassou 85% da população acima de 18 anos com esquema vacinal completo”.

Segundo ele, a orientação agora é que cada pessoa, que já tem a segunda dose agendada no cartão de vacinação, verifique o documento e fique atenta ao novo calendário para não perder a nova data e concluir esta etapa da imunização. “Somente com a segunda dose tomada é garantida a eficácia completa neste processo de vacinação contra a Covid. Desta forma, vamos vencendo o novo coronavírus, que acometeu milhares de pessoas ao redor do mundo”, reforça.

Foto: Raimundo Brasil

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.