Hemonúcleos alertam e fazem campanhas para doadores em Resende e Barra Mansa

Hemonúcleo de Resende necessita de doações de todos os tipos de sangue

No mês dedicado aos doadores de sangue, os hemonúcleos dos municípios de Resende e Barra Mansa têm realizado campanhas para atrair voluntários e garantir o estoque de sangue. Em Resende, o Hemonúcleo atende hospitais dos municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis, e está em alerta pelo baixo estoque de bolsas de sangue em diversos tipos sanguíneos. O serviço redobra a atenção para doação de sangue no município em virtude dos níveis críticos no estoque.

Segundo dados da unidade, atualmente, dos oito tipos sanguíneos, sete estão em estado crítico e um em estado de alerta. Os tipos A positivo, A negativo; B positivo; B negativo; AB positivo, AB negativo e O positivo estão em nível crítico, enquanto o tipo O negativo está em estado de alerta. Todos os tipos precisam de doações com urgência.

– Estamos em um momento crítico, com muitos tipos sanguíneos em baixa no estoque e precisamos da mobilização da população para reverter esse cenário; É importante lembrar que para a doação o agendamento não é obrigatório. No entanto, quem fizer o agendamento prévio, terá prioridade no atendimento. Basta comparecer ao Hemonúcleo e realizar o procedimento, sem a necessidade de estar em jejum. É um gesto que salva vidas e que todos nós podemos precisar a qualquer momento – explicou a coordenadora do Hemonúcleo, Maria Fernanda Aguiar.

Para doar sangue, é necessário comparecer ao Hemonúcleo portando documento oficial com foto. É importante que o voluntário não esteja em jejum, apresente bom estado de saúde, tenha entre 16 e 69 anos de idade e pese mais de 50 kg. Jovens de 16 e 17 anos, só poderão realizar a doação mediante a autorização de um responsável. No caso de idosos com mais de 60 anos, é necessário que não seja a primeira doação. A população pode se informar sobre o nível de sangue disponível em estoque. A página é atualizada quinzenalmente e está disponível no site institucional da Prefeitura de Resende.

O Hemonúcleo funciona anexo ao Hospital de Emergência, de segunda à sexta-feira de 8h às 11h.

SEMANA EM BARRA MANSA
O Hemonúcleo de Barra Mansa está preparando diversas ações pela Semana Nacional do Doador de Sangue, que acontecerá entre os dias 22 e 26 deste mês. O intuito é reforçar a importância da prática e também celebrar o Dia Internacional do Doador de Sangue, comemorado em 25 de novembro. “Sempre que possível, devemos expressar nossa gratidão aos doadores. Particularmente neste mês, quando damos uma visibilidade maior a quem sempre nos ajuda, estamos nos programando para fazer uma grande ação comemorativa na Semana do Doador de Sangue. Haverá um café da manhã especial para todos que comparecerem ao Hemonúcleo como voluntário. Também entregaremos uma camisa de brinde para quem realizar a doação”, adiantou a coordenadora da unidade, Thais Mendes.

Para ser um doador a pessoa tem que estar saudável, ter entre 16 e 69 anos de idade (quem for menor de 18 anos precisa está acompanhado do responsável legal), pesar acima de 50 kg, ter dormido bem na noite anterior, se alimentado, evitado alimentos gordurosos, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e portar um documento oficial com foto.

O Hemonúcleo de Barra Mansa funciona anexo à Santa Casa, na Rua Pinto Ribeiro, nº 205, Centro. O horário de funcionamento é das 7 às 11h, de segunda a sexta-feira.

Fotos: Carina Rocha/Divulgação PMR

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.