Campanha para diabetes e qualificação de profissionais da saúde: confira o Novembro Azul na região

Programação do Novembro Azul será voltada à qualificação de profissionais da saúde em Resende (Foto: Carina Rocha/Divulgação PMR)

Depois da campanha realizada na região pelo Outubro Rosa, voltada à conscientização da saúde das mulheres, agora é a vez do Novembro Azul, voltada aos homens. No entanto, as campanhas que acontecerão em dois municípios irão além da conscientização dos cuidados à saúde masculina.

Em Resende, serão promovidas pela Prefeituira e pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), palestras e capacitações voltadas para profissionais da saúde que abordarão Saúde do Trabalhador na Atenção Primária e a campanha “Novembro Azul”. O serviço da gestão municipal já tem uma agenda completa com cinco datas para o mês de novembro, que serão realizadas com o auxílio de plataformas digitais e também presencialmente, em alguns casos.

A agenda do NEPS conta com uma sequência de quatro capacitações sobre o tema “Saúde do Trabalhador na Atenção Primária”. As duas primeiras, nos dias 10 e 12, serão voltadas para enfermeiros, enquanto as dos dias 22 e 23, para médicos. Já a quinta e última, no dia 29, terá como tema “Novembro Azul: mês mundial de combate ao câncer de próstata” e será voltada para médicos.

As quatro atividades iniciais ficarão por conta da equipe do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest) e a palestra do dia 29 será conduzida pelo convidado e membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia, Armando César Montelli.

As inscrições são realizadas através do “formulário de inscrição do NEPS”, que é liberado mensalmente com todas as atividades propostas. Os links para ingressar nas atividades são liberados aos profissionais meia hora antes do horário agendado para as atividades.

Confira o Cronograma completo:

10/11- Saúde do Trabalhador na Atenção Primária.
Público-alvo: Enfermeiros (Área Supervisão Laudisseia + Área Supervisão Francine).
Local: Capacitação on-line
Horário: 14h
Palestrantes: Equipe CEREST.

12/11- Saúde do Trabalhador na Atenção Primária.
Público-alvo: Enfermeiros (Área supervisão Nicole + Área Supervisão Francine)
Local: Capacitação on-line
Horário: 14h
Palestrantes: Equipe CEREST.

22/11- Saúde do Trabalhador na Atenção Primária.
Público-alvo: Médicos (Grupo 1 – 17 profissionais)
Local: Auditório da APMIR.
Horário: 14h
Palestrante: Guilherme Fernandes (médico equipe CEREST).

23/11- Saúde do Trabalhador na Atenção Primária.
Público-alvo: Médicos (Grupo 2 – 17 profissionais)
Local: Auditório da APMIR.
Horário: 14h
Palestrante: Guilherme Fernandes (médico equipe CEREST)

29/11- Novembro Azul: mês mundial de combate ao câncer de próstata.
Público-alvo: Médicos
Local: Capacitação on-line
Horário: 14h
Palestrante: Armando César Montelli (Graduação, residência médica e mestrado na UERJ; Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia).

ESF Penedo é a primeira unidade a receber as palestras do Novembro Diabetes Azul (Foto: Divulgação/PMI)

NOVEMBRO DIABETES AZUL
Em Itatiaia, a campanha também inclui o Dia Mundial do Diabetes (14 de Novembro), além da Campanha de prevenção ao câncer de próstata, e portanto, será marcado por atividades da Campanha “Novembro Diabetes Azul”. Durante esse período, uma série de palestras promovidas pela Secretaria de Saúde e pelo Programa de Diabetes e Hipertensão serão realizadas, começando nesta terça, dia 9), às 9h, na Unidade de Estratégia de Saúde de Penedo, no Centro Comercial.

De acordo com coordenadora do Programa, Gina Amorim, a campanha contará com programação durante todo o mês, reunindo ações educativas como palestras, grupos de discussões, informações sobre serviços e campanhas, rodas de conversas e dinâmicas de grupo.

– O tema da Campanha esse ano será “Enfermeiros e Diabetes – valorize a importância desse profissional nos cuidados em diabetes” e o objetivo é esclarecer e conscientizar tantos os pacientes, quanto os profissionais em geral sobre os cuidados necessários que todos devem ter com a doença, disse Gina Amorim.

Confira a programação:

– Dia 09/11 (3ª feira) – 9h – ESF de Penedo
– Dia 11/11 (5ª feira) – 9h – ESF Campo Alegre II
– Dia 16/11 (3ª feira) – 9h – ESF Vila Flórida
– Dia 18/11 (5ª feira) – 9h – ESF Vila Magnólia
– Dia 22/11 (2ª feira) – 9h – ESF Vila Esperança
– Dia 23/11 (3ª feira) – 9h – ESF Maromba
– Dia 2511 (5ª feira)) – 9h – UBS Centro
– Dia 30/11 (3ª feira) – 9h – UBS Marechal Jardim

 

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.