Saúde pública de Barra Mansa zera número de internações por Covid-19

Vacinação é apontada como principal fator de internação zero no SUS local (Foto: Felipe Vieira/Divulgação PMBM)

Neste domingo, dia 7, a Secretaria de Saúde de Barra Mansa comemorou um dado positivo para o município no combate a Covid-19. Segundo o órgão, entre os dias 1 e 6 de novembro, o número de internações pela doença ficou zerado na Rede Pública, ou seja, não houve novas internações. De acordo com relatórios da pasta, é possível perceber ainda, que o número de contaminação pelo vírus é mínimo, sendo que 80% dos que se infectaram com a Covid já se encontram curados, ou seja, tiveram a doença e já possuem anticorpos.

Segundo a gerente de Vigilância em Saúde da cidade, Juliana de Souza Machado Ferreira, Barra Mansa ainda registrou novos casos, cerca de 20% a mais por dia, sendo que em média 16% são dados IGG – pessoas que já tiveram contato com o vírus, mas que possuem anticorpos e não oferecem risco de transmissão para outras pessoas.

– Neste sábado (dia 6), essa porcentagem atingiu 22%, mas 19% ou mais foram destes casos positivos curados. Então, quase não temos transmissão e contaminação do vírus em Barra Mansa – explica.

Ela aproveita para conscientizar a população sobre a importância da vacinação. “Além da primeira dose, a segunda e a de reforço, caso necessário, são extremamente importantes para evitar casos graves da doença. Podemos comprovar isso através do fato de não termos nenhuma internação confirmada por Covid-19 até o último sábado, quando já havíamos aplicado 243.817 doses no município”, ressaltou a gerente.

A vacinação também segue no município nesta segunda-feira, dia 8, com a aplicação de doses contra Covid-19 das 9 às 16h nos postos de saúde dos bairros, e das 9 às 20h na unidade do Ano Bom. O calendário de vacinação é de aplicação da primeira dose para pessoas a partir de 12 anos de idade (em todas as UBSs); segunda dose agendada (CoronaVac apenas no Ano Bom e profissionais da Saúde com AstraZeneca no mesmo local ou na Vila Nova); e dose de reforço para idosos acima de 60 anos e profissionais de Saúde que tomaram a segunda dose de CoronaVac até 27 de abril (Ano Bom), e profissionais de Saúde que tomaram AstraZeneca até o dia 8 de maio (Ano Bom ou Vila Nova).

Ainda assim, o secretário Municipal de Saúde, Sérgio Gomes, destacou que, apesar destas conquistas, as pessoas precisam manter as medidas de prevenção à propagação do coronavírus. “Continuar usando máscara e álcool em gel são fundamentais para melhorarmos ainda mais estes números. As medidas de flexibilização precisam continuar caminhando junto com as de proteção, pois ambas fazem parte do processo que nos levou a alcançar os dados citados”, concluiu o secretário.

BANDEIRA AMARELA
O município, segundo a 55ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada nesta sexta-feira, dia 5, pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), segue sob bandeira amarela (risco baixo para transmissão), assim como o Médio Paraíba e o estado do Rio de Janeiro. Pela segunda semana consecutiva a Região Metropolitana I ficou classificada na bandeira verde (risco muito baixo).

Ainda que o município tenha anunciado internação zero no SUS local, pelos dados da SES, Barra Mansa registrou até o último domingo dois leitos ocupados de enfermaria e apenas um de UTI pela doença.

Na média geral do estado, o número de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) caiu 41%; e de óbitos 41%. A análise compara as semanas epidemiológicas 42 (de 17 a 23 de outubro) com a 40 (03 a 09 de outubro).

A taxa de ocupação de leitos Covid segue em queda sustentável. A de UTI passou de 33%, no levantamento anterior, para 27%; e a de enfermaria, de 20% para 18%, as menores desde o início deste ano. Todas as regiões de Saúde apresentaram uma taxa de ocupação de UTI e de enfermaria inferiores a 50%. Já a taxa de positividade para testes da Covid-19 no estado do Rio de Janeiro em outubro ficou em 10%. É a menor desde o início da série histórica da pandemia.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.