Região participa do Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação

Neste sábado, dia 16, acontece em todo o país o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação de crianças e adolescentes. A ação, que começou no último dia 5 e vai até o dia 30 deste mês, realiza um dia especial com o objetivo de vacinar crianças e adolescentes menores de 15 anos, com o objetivo de atualizar a caderneta deste público-alvo. De acordo com a Campanha de Multivacinação do Ministério da Saúde, estarão disponíveis as vacinas de rotina, entre elas contra poliomielite, sarampo, febre amarela, rubéola, caxumba e hepatites A e B.

Para este Dia D, os pais e responsáveis devem levar a caderneta de vacinação dos filhos, para que o profissional de saúde avalie o esquema vacinal, além de documentos de identificação. Na região, algun municípios já definiram a sua programação para a data e estarão com postos e outras unidades para fazerem a imunização.

Em Resende, a Secretaria de Saúde realizará a campanha acontecerá de 8 às 15h, nos postos de saúde da Atenção Básica e no Centro Municipal de Imunização (Posto do Estado). “O Dia D da Multivacinação é uma boa oportunidade para os pais e responsáveis levarem suas crianças e adolescentes para se vacinarem, fora do horário de expediente, já que muitos não conseguem devido ao trabalho. Todas as vacinas disponibilizadas são importantes para a prevenção contra várias doenças que acometem principalmente as crianças e adolescentes”, frisou o secretário de Saúde, Tande Vieira.

A Campanha Nacional de Multivacinação continuará acontecendo até o dia 29 de outubro em Resende, e as vacinas serão aplicadas no Centro Municipal de Imunização, de segunda a sexta-feira, de 8 às 16h, e nos postos de saúde da Atenção Básica, de segunda a sexta-feira, no período da tarde, de 13h30 às 16h.

Em Barra Mansa, a campanha será estendida para crianças e adolescentes de 0 a 16 anos. Segundo a coordenadora de imunização de Barra Mansa, Marlene Fialho, o Ministério da Saúde promove a campanha para adolescentes com até 15 anos, mas o município ampliou a idade, pois muitos jovens estão com as cadernetas desatualizadas.

– O Dia D pode auxiliar o município a atingir 100% de cobertura vacinal; cujo índice preconizado pelo Ministério da Saúde é de 95%. Temos até o fim do ano para atingir essa meta, mas é importante destacarmos aos pais e responsáveis a importância de sempre manterem o cartão de vacina das crianças e adolescentes atualizados. Muitos deixaram de procurar os postos durante a pandemia, mas não podemos negligenciar as demais doenças. Muitas têm prevenção pela imunização, mas a poliomielite, por exemplo, está sob risco de retorno; o sarampo, que era uma doença erradicada, voltou a circular entre a população – alerta Marlene.

A coordenadora destaca ainda, que é preciso levar a caderneta para que a atualização seja feita. “Só saberemos se tem alguma vacina em atraso, ou que está no momento de tomar, quem apresentar o cartão, pois ele revela a história vacinal da criança e do adolescente”, ressalta a coordenadora; destacando que não haverá aplicação indiscriminada de doses.

Os adolescentes que já receberam a primeira dose contra Covid-19, ou que estão próximos de receber, podem atualizar as cadernetas mesmo assim. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Sirenes estarão abertas das 8 às 17h no Dia D da Campanha.

Em Itatiaia, a campanha acontecerá em sete unidades de Saúde, no horário das 8 até às 17h. São elas, a UBS Vila Magnólia, ESF Vila Esperança, ESF Penedo,UBS Marechal Jardim, ESF Campo Alegre II, ESF Maromba e a ESF Vila Flórida. De acordo com a diretora de Atenção Básica, Liliane Moura, apenas as unidades do Centro e do Campo Alegre I não aplicarão as vacinas neste sábado.

– Nesse caso, os moradores do Centro poderão se dirigir a qualquer unidade de saúde que estiver aplicando as vacinas e os residentes no bairro Campo Alegre deverão se encaminhar a Unidade Campo Alegre II – explicou.

E em Quatis, o Dia D da campanha acontece das 9 às 16h, na Casa da Criança, Postos do Mirandópolis, Jardim Polastri e Jardim Independência.

Foto: Divulgação/PMI

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.