Cristo Redentor comemora 90 anos com missa e retomada do turismo

Festa de 90 anos do Cristo Redentor marca retomada do turismo no estado do Rio

Uma missa que será celebrada a partir das 7h desta terça-feira, dia 12, no local onde fica a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, inicia as comemorações pelo aniversário de 90 anos do cartão-postal mais famoso do Brasil.

O santuário, localizado no Parque Nacional da Tijuca, tem 38 metros de altura, como um prédio de 13 andares, o que permite que a estátua seja vista até em alguns pontos da Região Metropolitana. Além do significado religioso, é um dos mais famosos pontos turísticos do mundo.

A data comemorativa serve também como um marco da retomada do turismo na capital e em outras cidades fluminenses. Segundo pesquisa sobre ocupação hoteleira realizada pela Associação de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) e do Sindicato dos Meios de Hospedagem do Rio de Janeiro (HotéisRio) para o feriadão de Nossa Senhora Aparecida, a ocupação na capital era, na sexta-feira, dia 8, quando foi divulgada, de 86,70%.

A retomada abrange todo o estado. Os municípios fluminenses têm uma média 78% dos quartos reservados durante o feriadão, aumento de 21,53% em relação a 2020. Os visitantes da cidade do Rio de Janeiro têm origem, em sua grande maioria, no próprio Brasil: 96%. Em primeiro lugar estão os visitantes de São Paulo, seguidos pelos de Minas Gerais. Depois vêm os do interior do estado e, em quarto, do Espírito Santo.

Quanto ao perfil, o ranking é: casais, famílias, visitantes individuais e grupos. Em relação à faixa etária, a maioria está entre 41 e 50 anos de idade. Os 4% de hóspedes estrangeiros vêm dos Estados Unidos, seguidos pelos da Argentina, Colômbia e Chile.

Em 2019, antes da pandemia, o Morro do Corcovado, onde está o monumento, recebeu quase dois milhões de pessoas. A estátua está na lista da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência) de Patrimônios da Humanidade há nove anos, além de ser considerada, desde 2007, uma das Sete Maravilhas do Mundo.

Fonte e foto: Divulgação/Gov RJ

Você pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.