Após ter celular furtado, fotos de mulher vão parar em perfil nas redes sociais

Neta de vítima de furto de celular prestará queixa contra perfil falso (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Nesta terça-feira, dia 5, ao acessar as redes sociais, a assistente administrativa Luana Fróes Celestino, descobriu que sua avó, Ana Maria Oliveira, que teve o celular furtado no mês passado, teve fotos de seu aparelho utilizadas por terceiros em um perfil fake. “Hoje (terça-feira, dia 5) eu acabei de ver que fizeram um perfil fake com a foto dela e com a foto do meu filho. E fora informações pessoais que tinha no aparelho. E tem uma foto de uma pessoa que eu não conheço”.

Segundo o Registro de Ocorrência (R.O.) registrado pela vítima no dia 24 de setembro, a aposentada de 63 anos esteve na Clínica da Família, no bairro Morada da Montanha, para uma consulta médica na manhã do dia 22 de setembro. Ela acabou esquecendo o celular no banco, na área de fora da clínica. Quando dei falta, voltei e me informaram que um senhor havia deixado na recepção da clínica. E fui até esse senhor, ele confirmou e foi junto comigo até a recepção da clínica da família para confirmar com as meninas que ele havia, sim deixado o telefone com elas (atendentes), na recepção”.

Ainda segundo o R.O., os funcionários, no entanto, disseram que não tinha nenhum celular lá. “E não me deram muita atenção, disseram que estavam ocupados pra resolver isso naquela hora”, citou a vítima, acrescentando que mesmo não recordando o nome do senhor que achou o celular e fez a devolução na recepção, diz ter testemunhas de pessoas que a procuraram e disseram que o viram entregar o celular na recepção.

No perfil citado e printado pela neta de Ana Maria, o perfil criado com as duas fotos citadas por Luana tem o nome de Ana Juvelina de Oliveira, com uma foto de perfil da vítima, mas que anteriormente havia a foto de outra pessoa desconhecida, publicada em dezembro de 2018. A assistente administrativa informou que retornará nesta quarta-feira, dia 6, à 89ª DP para registrar a queixa contra o perfil.

COMO DENUNCIAR NAS REDES SOCIAIS
As redes sociais oferecem opções para que os usuários possam denunciar fotos ou vídeos que violam a privacidade. É o caso do Facebook, onde foram encontradas de forma indevida as fotos de Ana Maria. A forma mais rápida de denunciar abuso, segundo a rede social, é usando os links “Encontrar ajuda” ou “Denunciar” localizados perto da foto ou do vídeo que a pessoa deseja denunciar. Outras opções são os links de formulários mais detalhados que podem ser usados para denunciar uma violação à privacidade.

Também na mesma rede, é possivel denunciar perfis fakes (falsos) seguindo as orientações. Essas opções podem ser encontradas clicando aqui.

Em outras redes sociais, contas falsas, com fotos e vídeos que violem a privacidade ou material ofensivo podem ser denunciados também:

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.