Sábado tem campanha de vacinação para cães e gatos em Resende

No próximo sábado, dia 28, vacinará contra a raiva cães e gatos no distrito da Serrinha do Alambari e na Capelinha, em Resende. entre 9 e 15h. A ação, promovida pela Prefeitura de Resende e pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), acontecerá na Unidade de Saúde da Família (USF) da Serrinha do Alambari e também por busca ativa, ou seja, a aplicação da vacina será itinerante para as populações canina e felina. Já na Capelinha, haverá somente busca ativa/posto volante.

A campanha é direcionada para cães e gatos com mais de três meses de idade, que estejam gozando de plena saúde. O diretor do CCZ, o médico veterinário Bruno Marins Souza, deu recomendações quanto à imunização antirrábica, lembrando que a proteção dos caninos e felinos deve ocorrer anualmente.

— Todos os cães e gatos, que estejam dentro da faixa etária recomendada e saudáveis, devem ser vacinados contra a raiva, obedecendo sempre o prazo de validade da vacina, que é de um ano. O condutor do animal deve ser maior de 18 anos de idade e estar munido com o documento de identidade com foto. É fundamental frisar que não estão aptos para a imunização: as fêmeas prenhas ou que estejam amamentando; e os animais que apresentem alguma enfermidade ou em tratamento com medicamentos anti-inflamatórios ou antibióticos – explica o diretor Bruno Marins.

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que afeta mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite com letalidade de aproximadamente 100%. “Esta campanha é uma questão de Saúde Pública, com o objetivo de proteger os pets da nossa cidade. No início de maio deste ano, foi diagnosticado um caso de raiva no Estado do Rio de Janeiro, após mais de 20 anos. O cachorro era de Duque de Caxias. Este caso foi um alerta para os donos de cães e gatos, que passaram a se preocupar mais e procurar pela vacina contra a doença”, acrescenta Marins.

Para evitar transtornos nas imediações dos postos, conforme orientações do CCZ, os bichos de estimação devem ser devidamente conduzidos com guias e coleiras correspondentes aos seus portes. Os animais mais ferozes devem ser levados com focinheiras. Já os gatos devem ser transportados em caixas ou gaiolas, visando coibir fugas e ataques de outros animais. Todos os protocolos de segurança sanitária em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) também devem ser respeitados, como o uso obrigatório de máscaras e o distanciamento social. Preferencialmente, o animal deve ser levado por apenas uma pessoa, para que não haja aglomerações.

Durante toda a campanha, serão 36 postos de vacinação, entre volantes e fixos, esquematizados até outubro deste ano. De acordo com o último levantamento feito no dia 24 de julho pelo CCZ, o município já atingiu a marca de 13.037 animais imunizados contra a raiva. Atualmente, a população canina do município é estimada em 14 mil cães, enquanto a felina é 2,5 mil.

No decorrer desta campanha, iniciada no dia 7 de abril, o CCZ será posto fixo para a imunização antirrábica, bastando comparecer à sede da unidade, na Rua Eurídice Paulina de Almeida, 415, no bairro Vicentina II. O CCZ funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. Para outras informações, os telefones da unidade são: (24) 3360-9690 ou (24) 3381-9802.

Fotos: Raimundo Brasil/Divulgação PMR

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.