Em seis meses, Noel de Carvalho articulou mudanças estruturantes para Resende e região

Semanalmente, nos finais de semana, o deputado visita a obra de ampliação da RJ 163 que dá acesso ao distrito de Visconde de Mauá em Resende

O deputado estadual Noel de Carvalho (PSDB) completou neste mês seus 180 dias como parlamentar da atual legislatura. O empresário do distrito de Engenheiro Passos, que tem história na política local, estadual e nacional, assumiu em janeiro deste ano na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) a vaga que era de Welberth Rezende (Cidadania), hoje prefeito de Macaé, no Norte Fluminense. Em apenas seis meses de mandato, Noel abriu portas para Resende e outras cidades junto ao governador Cláudio Castro (PSC).

De Resoluções que foram votadas pela Alerj até participações em duas CPIs, dos Royalties do Petróleo e da Intolerância Religiosa, o parlamentar ainda preside a Comissão de Economia, Indústria e Comércio e atua como membro das comissões de Educação, de Agricultura, de Habitação e de Turismo. Mas os destaques da atuação de Noel nos seis meses de mandato são o trabalho para trazer a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) para Resende e a construção de duas pontes importantes para o desenvolvimento da região: uma liga o Polo Industrial entre Porto Real e Resende e a ponte do acesso leste do município de Resende.

Da esquerda para a direita: Itamar de Souza, Adilson Dezoto, Ceciliano, Noel e Fernando Flórido durante reunião que definiu realização de obras no Polo Industrial

Em maio, o deputado, em reunião com executivos do Cluster Automotivo Sul Fluminense, atendeu a duas demandas reivindicadas há tempos pelo Cluster, a construção da ponte que ligará os polos industriais de Resende e Porto Real, onde ficam as fábricas automotivas dos dois municípios, e mais oito quilômetros da estrada que passa pelo pelos polos e outros dois deles ampliados. As obras deverão facilitar a mobilidade para as empresas, que dependem da Via Dutra para escoar suas produções. As negociações junto ao governo estadual para viabilizar as obras aconteceram em maio.

— Conversando com o governador sobre a importância dessas pontes para a região, ele foi enfático e disse que não poupará esforços para que até o ano que vem ambas sejam uma realidade, tanto a de Porto Real como a ponte do Acesso Leste de Resende que vai valorizar muito essa área, além de termos opções para os veículos maiores e assim melhorar o tráfego em Resende. Uma outra coisa é a ampliação da RJ 163, que em fevereiro articulamos junto ao Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER) e hoje as obras, de altíssima qualidade estão avançando rapidamente, comentou o deputado.

Noel, com o deputado federal, Delegado Antonio Furtado, durante reunião de entrega de projetos do Deam ao Secretário de Polícia Civil, Allan Turnowski

Outra causa antiga de Resende foi levada ao deputado é a instalação da Deam, uma antiga reivindicação das mulheres da região. O anúncio feito por Noel em trazer a Deam aconteceu em fevereiro, quando o parlamentar encaminhou uma solicitação ao governador Cláudio Castro para a instalação da Delegacia que atenda a região das Agulhas Negras, após um encontro com as professoras Roseneia Terezinha e Cláudia Luisa Oliveira, integrantes da União Brasileira de Mulheres (UBM) na região, no final de janeiro.

Em maio, o deputado indicou na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2022 na Alerj, a construção da Deam e dias depois, acompanhado pelas duas representantes da UBM, esteve visitando a 89ª DP, onde foi recebido pelo delegado-titular da unidade, Michel Andre Murillo Floroschk, para conhecer o local que abrigará futuramente a delegacia. E no final de junho, Noel e o deputado federal, Delegado Antonio Furtado (PSL), entregaram ao Secretário de Polícia Civil, Allan Turnowski, os projetos para a construção da Deam.

— Estamos trabalhando muito para trazer o que é direito das mulheres e quero anunciar que já começamos um projeto que levaremos à Defensoria Pública do estado para ampliar os serviços às mulheres de Resende e da região. Outra luta nossa é a reativação do restaurante cidadão não apenas para Resende, mas para outras localidades do estado do Rio de Janeiro. Sou um servidor e estou à disposição da população para o que acreditarem que posso colaborar, diz Noel.

Fotos: Divulgação

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.