PMR abre Espaço Z para acolher população de rua nesta semana

Com a previsão de uma nova onda de frio que pode chegar ainda nesta semana em Resende e região, a Prefeitura definiu na manhã desta segunda-feira, dia 26, em reunião entre o Executivo e as secretarias municipais de Saúde, Obras e Serviços Públicos e Assistência Social e Direitos Humanos, além da Guarda Civil Municipal e da Defesa Civil, que disponibilizará nas próximas noites o Espaço Z para proteger a população em situação de rua das baixas temperaturas.

O espaço já se encontra disponível desde a segunda-feira, das 20h às 7h, e não há limite de vagas, já que a estrutura é ampla. As pessoas devem levar seus pertences, principalmente cobertores e colchonetes, mas a gestão municipal também irá disponibilizar colchonetes, cobertores e mantas térmicas para auxiliar. A expectativa é de que o Espaço Z receba a população até que o frio diminua no município.

Nos casos das pessoas que também não recorrerem ao Espaço Z como abrigo provisório, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos continuará com o serviço de abordagem noturna e irá distribuir chocolate quente, lanches, marmitex e um material extra durante as ações realizadas em todo o município.

A população que quiser auxiliar no processo de enfrentamento da frente fria poderá fazer doações e sinalizar algum morador que precisa de assistência. Para isso, o interessado deve entrar em contato com o número 199 com a frente responsável.

Além da reunião de diversas pastas da gestão municipal, a ação terá a parceria da sociedade civil, através de frentes religiosas, que se mobilizará para servir sopa aos abrigados. Para contribuir voluntariamente com as ações durante as noites no Espaço Z, o número de contato é o mesmo das doações, através do 199.

Segundo as últimas previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma frente fria seguida de massa de ar polar atingirá a região, e Resende poderá registrar mínimas de menos de cinco graus, e chegar a zero grau na quinta-feira, dia 29.

Você pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.