Idosos tem 12 vezes mais risco de morrer por dengue

Pessoas com idade superior a 60 anos têm 12 vezes mais risco de morrer por dengue do que as demais faixas etárias. Segundo levantamento do Ministério da Saúde d Do total de óbitos registrados nos primeiros três meses deste ano (132), 42% foram de integrantes deste grupo. O ministério recomenda que idosos que apresentarem algum sintoma da doença procurem imediatamente uma unidade de saúde.

— As causas desta condição de risco não estão completamente esclarecidas, mas podem estar relacionadas com a maior prevalência, nesta faixa etária, de doenças crônicas, como cardíacas, diabetes, entre outras, observa o secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.

Os sintomas mais comuns da dengue são febre, dor de cabeça (algumas vezes mais localizada no fundo dos olhos)  e dores nas articulações.

— Se a pessoa com a doença apresentar dores abdominais e vômitos persistentes, deve buscar imediatamente um serviço de saúde porque estes são sinais de agravamento. Também é fundamental não tomar remédio que tenha em sua composição o Ácido Acetil Salicílico (AAS, aspirina e outros) e se hidratar com água, sucos e água de coco, aconselha  Barbosa.

Fonte: Ministério da Saúde

Foto: blogs.funiber.org

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.