Matheus Gonche já está em Tóquio para os Jogos Olímpicos

Um mês depois de deixar o Brasil, o atleta Matheus Gonche, que representará Resende nos Jogos Olímpicos de Tóquio este ano, chegou domingo, dia 18, no país-sede da competição. Ele garantiu sua presença em abril deste ano, vencendo a final dos 100m borboleta com o tempo de 51s94, melhor índice entre os participantes da prova. Em entrevista ao jornal BEIRA-RIO dois dias após a chegada na Terra do Sol Nascente, ele falou sobre a passagem pela Europa, com direito a participação em um torneio, além de sua preparação em Portugal.

Gonche e outros atletas da delegação da Natação embarcaram para a Itália no dia 20 de junho, quando marcaram presença no Torneio Sette Colli. Com o encerramento da competição, o grupo se dividiu, sendo que alguns nadadores voltaram para o Brasil e outros – caso do nadador resendense – ficaram na Europa, fazendo a preparação durante três semanas no Centro de Treinamento em Rio Maior, Portugal. “Treinamos muito e fizemos os últimos ajustes para a Olimpíada. Os treinos em Portugal foram bem direcionados e bem acompanhados pelo meu técnico Fernando Vanzela e por profissionais do Time Brasil, além de nos preparamos fisicamente e mentalmente para a competição”.

Após enfrentar horas de viagem, desde a tarde de sábado (dia 17), pelo horário de Brasília, até chegar no Japão, por volta das 7h30 do domingo, o nadador se deparou com protocolos de prevenção e controle da Covid-19 mais rígidos (até o momento, foram confirmados pouco mais de 80 casos de infectados, entre voluntários, funcionários e delegações de atletas envolvidos nos Jogos). “Fizemos testes quando chegamos e temos que fazer coleta de saliva todos os dias. Tudo visando o bem-estar de todos que estão envolvidos, se todos fizerem sua parte não teremos problemas e contaminações”, garante.

Além da dedicação em combater o vírus, Gonche também destaca outro aspecto que chamou a atenção nos anfitriões. “Chamou muito atenção a receptividade deles. Receberem muito bem os atletas e estrangeiros. Também são muito corretos em seguir as normas para combater a Covid-19 e de limpeza, foram as coisas que mais me impressionaram por aqui”.

ESTREIA NO PRÓXIMO DIA 29
O nadador é um dos 26 atletas que integram a delegação na modalidade, composta por 16 homens e 10 mulheres. Estreante nos jogos, ele cita os colegas nos quais se espelha. “Todos servem de exemplo e referência para mim, principalmente os finalistas na Rio 2016: Etiene Medeiros, Bruno Fratus, Gabriel Santos, Guilherme Guido e Marcelo Chierighini”.

Gonche e os colegas já se encontram na Vila Olímpica realizando os treinamentos na piscina oficial dos Jogos desde segunda-feira, dia 19. Os Jogos começam nesta sexta-feira, dia 23, e a Natação faz a sua estreia no sábado, dia 24. Gonche, no entanto, só faz a sua estreia na quinta-feira seguinte, dia 29, disputando a prova eliminatória dos 100m borboleta, a partir das 19h (hora de Brasília). Confira a agenda do atleta:

29/07 – Eliminatórias 100m borboleta – a partir das 19h
29/07 – Semifinal 100m borboleta – 22h30
30/07 – Eliminatórias 4x100m medley masculino – 19h
30/07 – Final 100m borboleta – 22h30 (caso se classifique)
31/07 – Final 4x100m medley masculino – 22h30 (caso se classifique)

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.