Resende anuncia que iniciará aulas 100% presenciais em agosto

A partir do mês de agosto, a Prefeitura de Resende e a Secretaria Municipal de Educação retomarão o sistema de aulas presenciais com contingente de 100% dos alunos em sala de aula. A mudança, que ainda terá adaptações com medidas de segurança, acompanhará a avaliação de risco da Covid-19, que varia de acordo com os dados epidemiológicos do município. O novo modelo entrará em vigor com o retorno das férias escolares.

Entre os fatores que favorecem o retorno em agosto estão os crescentes números de imunizados na campanha de vacinação contra a Covid-19 no município e o fato de o município ter se tornado um dos primeiros do país a vacinar todos os profissionais da educação, do nível básico até o nível superior. Isso inclui desde os assistentes de serviços gerais até os diretores de unidades educacionais.

De acordo com a Secretaria do Estado de Saúde, o município apresenta risco moderado em uma escala que tem os riscos: muito baixo, baixo, moderado, alto e muito alto. Ainda com todas as considerações e o respaldo das recomendações do Ministério da Saúde, os responsáveis pelos alunos que não se sentirem confortáveis com o retorno terão a possibilidade de optar por continuar com o ensino em sistema híbrido.

Para que o retorno aconteça com a devida segurança, uma série de medidas está prevista oficialmente. Entre elas, o uso de máscara para todos os alunos e profissionais; horários de entrada e saída que possibilitem a higienização dos ambientes; aferição de temperatura de todos os alunos e profissionais; distanciamento mínimo de 1 metro; sinalização de rotas dentro da escola; marcação de lugares nos refeitórios; painéis informativos na escola; e outras.

Segundo a secretária municipal de Educação, Rosa Frech, cada unidade ficará responsável por cumprir todas as determinações de medidas de segurança. “A gestão municipal planejou diversas estratégias que serão essenciais para um retorno seguro e efetivo. Essas medidas visam atender da melhor maneira possível nossas crianças, jovens e adolescentes, que durante o ano passado estiveram totalmente no ensino remoto e esse ano puderam parcialmente retornar ao presencial”.

Ela ainda acrescenta que os recursos do ensino híbrido continuarão disponíveis. “Estamos buscando aprimorar os recursos tecnológicos para continuar contribuindo com o desenvolvimento e a qualidade do atendimento da educação. E também é importante destacar que cabe aos responsáveis decidirem sobre o retorno ou não de cada aluno, assinando um termo que garante o comprometimento de acompanhar e cumprir os prazos das atividades feitas em casa”, explicou.

Todas as determinações e informações referentes à retomada das aulas presenciais com contingente total de alunos estão disponíveis no Boletim Oficial de número 038, do dia 9 de julho de 2021. Esse e todos os demais Boletins Oficiais podem ser conferidos acessando o site institucional da prefeitura, clicando em Menu > Serviços > Boletim Oficial.

Você pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.