Historiadora aposta em clipe musical para resgate da cultura Puri

Criado na década de 1920, o videoclipe (ou clipe) é um curta-metragem audiovisual, que integra uma música com imagens e é produzido para fins promocionais ou artísticos. Durante algum tempo, ganhou diversas denominações até que nos anos de 1980 passou a ser novamente valorizado, especialmente com a criação de uma emissora de TV nos Estados Unidos voltada à transmissão desses clipes. Este recurso se tornou mais um poderoso aliado para o trabalho realizado pela historiadora Aline Pachamama, ou Aline Puri, na divulgação de sua canção “Abya Yala” (“Terra que pulsa”), e do trabalho de resgate cultural do povo Puri, feito por ela, há dois anos.

No último sábado, dia 10, o clipe oficial da música, que segundo sua compositora (ao lado da cantora e compositora franco brasileira Virginie Boutaud) traz, nas palavras do povo Puri, a memória desse povo em seu território/corpo/espírito, a Serra da Mantiqueira, foi divulgado em primeira mão durante o programa de variedades transmitido por uma emissora de TV regional.

Com apenas dois dias de filmagem nos Parques Estadual da Pedra Selada (Peps) e Nacional do Itatiaia (PNI), e com a participação do cineasta Alberto Alvares nas gravações, a historiadora conta um pouco mais dos bastidores desse trabalho para que fosse possível a produção do clipe.

– Nós tivemos somente dois dias para a produção, pois não tínhamos recursos para mais de dois dias então e mais ninguém que pudesse apoiar, apenas a Virginie. Tanto que essa produção foi tudo feito por nós. Alberto é um amigo querido e já é conhecido como cineasta originário, ele faz um trabalho lindo com o povo Guarani de reparação de memórias, trazendo a fala dos anciãos e anciãs. É uma pessoa engajada na preservação da língua Guarani, trabalhando isso com as crianças. Tivemos a oportunidade de trabalhar juntos durante alguns anos no projeto de educação, e para mim é uma grande honra tê-lo como um aliado colaborador – relembra Aline.

Durante os dois dias de filmagem, Aline e Alberto visitaram alguns dos principais espaços sagrados para os Puri, onde o cineasta – do povo Guarani Nhandewa, da aldeia Porto Lindo, que fica no Mato Grosso do Sul – produziu imagens na Serra da Mantiqueira, território que abrange os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, no Parque Estadual da Pedra Selada e no Parque Nacional do Itatiaia, mostrando elementos da natureza que simbolizam o amor do povo Puri pela fauna e flora locais, o que levou a historiadora a convidar Alberto para a realização do trabalho.

Conhecido por seus filmes ligados à luta por preservação de espaço, terras e memória dos Povos Originários, o cineasta também participou com Aline, na mesma ocasião de gravação do clipe, de cerimônias em honra aos ancestrais no local onde funcionará o Espaço Inhã Uchô. Mais do que divulgar uma cultura, o clipe também tem como objetivo sensibilizar as autoridades na luta de Aline para conseguir a inauguração desse espaço, definido pela historiadora como um “espaço de aprendizado da floresta, multiétnico e de reparação histórica do Povo Puri”.

– A reprodução do vídeo também serve para trazer essa questão para órgãos governamentais como a Prefeitura de Resende, uma vez que estou encontrando dificuldades de diálogo com o estado (responsável pelo Peps), enviei e-mails e não estou mais conseguindo respostas por parte do parque. Por isso o nosso clipe é uma proposta para a comunidade local se integrar a esse projeto do Inhã Uchô.

A canção foi lançada em fevereiro deste ano na internet, e o jornal BEIRA-RIO publicou uma matéria a respeito do significado da “Abya Yala” e da produção da música. Tanto que a música segue disponível na mesma plataforma, a um preço acessível. “Eu e a Virginie conversamos nesta semana sobre o projeto, e estamos pensando em criar um site do Inhã Uchô pra mostrar toda a estrutura do projeto para conseguir um maior apoio. Ainda assim, a gente pede para que as pessoas possam nos apoiar, para conseguirmos o nosso espaço, pois não temos ainda um território certo. Pedimos para que possam sensibilizar os órgãos públicos voltados a nossa causa”, finalizou.

O clipe pode ser conferido na íntegra clicando aqui.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.