SES distribui mais vacinas contra Covid-19 para municípios da região e estado

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) voltou a distribuir doses de vacinas contra a Covid-19 nesta sexta-feira, dia 14. Segundo a pasta estadual, mais de 238 mil doses de vacina estão sendo distribuídas para os 92 municípios do estado. Ao todo serão distribuídas 54.750 doses da Oxford/AstraZeneca e 184.200 da Coronavac.

Do imunizante fornecido pelo Instituto Butantan, serão destinadas 20 mil doses para grávidas e puérperas com comorbidades, sendo 10 mil para primeira aplicação e outras 10 mil para segunda aplicação, exceto na capital, onde também poderão ser utilizados os imunizantes da Pfizer. O SES seguiu as recomendações do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), interrompendo temporariamente a vacinação de gestantes e puérperas com a vacina Oxford/AstraZeneca e as sem comorbidades. Quanto à aplicação da segunda dose das gestantes que tomaram a AstraZeneca, a SES informa que aguarda novas orientações do MS.

As outras doses de Coronavac são para aplicação da segunda dose do esquema vacinal que estavam pendentes. Quanto ao imunizante da Oxford/AstraZeneca, as vacinas devem ser usadas como segunda aplicação de pessoas de 65 a 69 anos e àqueles que estão com o esquema vacinal pendente.

Dos 92 municípios, quatro deles (Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo e Maricá) fizeram a retirada de seus lotes na manhã desta quinta-feira, dia 13, da Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) do Estado. O restante recebeu os lotes nesta sexta-feira: 13 municípios da Região Metropolitana I receberam a entrega na parte da manhã por via terrestre. Os outros 74 municípios, incluindo Resende e região do Médio Paraíba, receberam via áerea, por quatro helicópteros, sendo um da Secretaria de Estado de Saúde, um do Corpo de Bombeiros, um da Polícia Civil e um da Polícia Militar.

Foto: Arquivo

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.