Itatiaia exonera mais um secretário após mandado de busca e apreensão da Polícia

Durou apenas uma semana a permanência de Édnei Conceição Cordeiro como secretária na pasta de Assistência Social e Direitos Humanos de Itatiaia. Nesta terça-feira, dia 11, a Prefeitura de Itatiaia divulgou nota durante a tarde que exonerou Édnei “de suas funções à frente da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos” através do “Programa de Integridade do Poder Executivo Municipal, instituído através do decreto 3661/21, de 6 de maio”, criado após a prisão de dois ex-secretários em 29 de abril.

Ainda de acordo com a nota, a medida foi tomada após a constatação de uso de bem público em benefício privado, após a Polícia Civil, através dos agentes da 99ª DP (Itatiaia), ter realizado um mandado de busca e apreensão na casa da agora ex-secretária, a pedido do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). Segundo informações do órgão público, Édnei teria transferido para sua residência, no Centro, bens móveis e eletrodomésticos adquiridos pela prefeitura para utilização do Centro de Convivência do Idoso e da Secretaria de Educação com a ajuda de outros funcionários do município.

Dentro do imóvel, os agentes encontraram forno microondas, panelas, sanduicheira e outros utensílios. Além disso, um armário chegou a ser levado pela ex-secretária, mas que foi devolvido nesta segunda-feira, dia 10.

A Prefeitura encerra a nota informando que também “abriu sindicância para apurar eventuais responsabilidades de outros funcionários públicos no episódio”.

O mandado de busca e apreensão acontece poucos dias após o prefeito interino, Imberê Moreira Alves (PRTB), nomear Édnei para o cargo de secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, e também outros secretários e o novo procurador do município, no último dia 3. Ela foi nomeada no lugar de Laura Rezende Alves, exonerada no mês anterior. Este é o segundo caso de secretários envolvidos em investigações do MPRJ e da Polícia Civil desde o começo do atual mandato da Prefeitura de Itatiaia.

Em 29 de abril, o ex-secretário de Planejamento, Marcelo de Oliveira Pinheiro, o ex-secretário de Saúde, Marcus Vinicius Rebello Gomes, e o ex-diretor geral de Material da Secretaria de Administração, Julio César Dalboni de Moura, foram presos durante a Operação Apanthropía, que investiga uma organização criminosa responsável por lesão ao erário público ao não entregar equipamentos de proteção individuais (EPI’s) de combate à Covid-19 comprados pela Prefeitura. Marcus Vinicius e Dalboni foram exonerados em 28 de abril, enquanto Marcelo foi dispensado no dia 6 do mesmo mês.

Você pode gostar

One thought on “Itatiaia exonera mais um secretário após mandado de busca e apreensão da Polícia

  1. Lamentável!!! Esse governo interino de Itatiaia superou tudo de ruim que podia acontecer! Como pode em apenas 4 meses já ter feito tantas lambanças. Eleições urgentes pra Itatiaia! TRE cade você meu filho?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.