Grávidas e crianças serão as primeiras vacinadas contra gripe em Resende

Começa nesta segunda-feira, dia 19, em Resende a campanha de vacinação contra a Influenza (gripe) em 2021. A imunização começa a ser oferecida para crianças com idade entre seis meses e dois anos. As vacinação acontece nos postos de saúde de segunda à sexta-feira, sempre no período da tarde, das 13h30 às 17h.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Tande Vieira, o planejamento foi realizado pensando na vacinação paralela à imunização contra a Covid-19, uma vez que a recomendação das autoridades em saúde é de que seja respeitado o intervalo de 14 dias entre as vacinas. Por isso, a vacina contra a gripe em Resende começará pelas crianças, grávidas e puérperas, que ainda não são contempladas pela vacinação contra o vírus agente da pandemia.

O calendário da vacina no município prevê três etapas: a primeira com crianças, além dos profissionais da área da saúde (único grupo vacinado contra a covid incluído na primeira etapa); a segunda com idosos e professores; e a terceira voltada para pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência, caminhoneiros, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade. Gestantes e puérperas serão contempladas durante toda a campanha, com o objetivo de minimizar as chances de aglomeração.

O cronograma também indica a realização de três “Dias D”, sempre ao meio dia, sendo um no dia 8 de maio, para o público alvo contemplado até a data; um no dia 12 de junho, voltado para os contemplados na segunda etapa e um no dia 17 de julho, data final de vacinação no município, que contemplará todos os públicos da terceira etapa.

Para ser vacinado pelo público com comorbidade é necessário estar atento às doenças que são contempladas pelos critérios estabelecidos pelas autoridades em saúde. Fazem parte deste público os portadores de: doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, Doença hepática crônica, Doença neurológica crônica, diabetes, obesidade, imunossupressão, transplantados e trissomias.

O prefeito Diogo Balieiro recomenda que a população não deixe de vacinar. “É fundamental nos mobilizarmos por mais esta imunização que acontece anualmente e manter a população protegida da gripe Influenza. Estamos em um período de pandemia que todo cuidado é pouco e a saúde precisa de muito cuidado e atenção. Pedimos que o público alvo não deixe de buscar a vacina. Para organizar devidamente, faremos a divisão da disponibilidade dos postos de saúde de forma que no turno da manhã sejam realizadas as vacinações contra a Covid-19 e no turno da tarde contra a Influenza”, explicou.

Pessoas com suspeita de Covid-19 ou sintomas de outras infecções também precisam adiar a vacinação para a gripe. Se estiverem completamente recuperados e já se passaram no mínimo quatro semanas do início dos sintomas ou da confirmação do diagnóstico, podem se vacinar contra a gripe. A precaução serve para minimizar o risco de disseminar a doença e para evitar confusão de sintomas.

Outra recomendação, conforme citada acima pelo secretário de Saúde, é respeitar o intervalo entre a aplicação das vacinas. Quem se imunizou contra a covid-19 deverá esperar no máximo 15 dias após a segunda dose da vacina Coronavac e no máximo 15 dias após a primeira dose no caso de imunização com a vacina Oxford/AstraZeneca. Quem faz parte dos grupos prioritários para a vacina da covid e ainda não se imunizou, a prioridade é a vacina contra a covid-19.

Calendário completo

19/04 a 23/04 – Crianças de seis meses a dois anos

19/04 a 07/05 – Profissionais da saúde

19/04 a 09/07 – Gestantes e puérperas

26/04 a 30/04 – Crianças de três a quatro anos

03/05 a 07/05 – Crianças de cinco anos

08/5 – DIA D – Todos da 1ª etapa

10/05 a 14/06 – Idosos acima de 80 anos

17/05 a 21/05 – Idosos de 75 a 79 anos

24/05 a 28/05 – Idosos de 70 a 74 anos

31/05 a 04/06 – Idosos de 65 a 69 anos

07/06 a 11/06 – Idosos de 60 a 64 anos

12/06 – DIA D – Idosos e professores

14/06 a 18/06 – Professores

21/06 a 25/06 – Comorbidades

28/06 a 02/07 – Pessoas com deficiência

05/07 a 09/07 – Caminhoneiros

12/07 a 16/07 – Forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade

17/07 – DIA D – Todos da 3ª etapa

 

VACINAÇÃO NORMAL EM ITATIAIA NOS FERIADOS
Em Itatiaia, a vacinação contra a gripe e a Covid-19 acontecem simultaneamente nos postos de saúde nos próximos dias 21 e 23, feriado de Tiradentes e Dia de São Jorge, respectivamente, incluindo as nove unidades básicas do município. A medida foi adotada depois que os dois feriados foram antecipados na semana de 26 de março a 4 de abril, medida tomada pelo estado do Rio de Janeiro em combate a Covid-19.

Na UBS do Centro e nas outras unidades dos bairros Vila Magnólia, Vila Flórida, Campo Alegre, Marechal Jardim, Vila Esperança, Maromba e Penedo (atendimento 24 horas) o funcionamento será normal, das 8 às 17h, assim como a aplicação da vacina da gripe para o grupo de crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas até 45 dias pós parto. De acordo com a Direção de Atenção Básica, o horário da campanha de vacinação da gripe é das 9 às 16h.

Na Sala de Vacinação, localizada na Policlínica Municipal, a equipe de imunização contra a Covid-19 também receberá os moradores do grupo alvo: idosos e profissionais de saúde para a segunda dose, de acordo com a data marcada no cartão de vacina e profissionais das forças de segurança para a primeira dose.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde, os pacientes com sintomas de Covid-19 também serão atendidos normalmente no Centro Especializado de Tratamento (hospital de campanha), anexo ao Hospital Dr. Manoel Martins de Barros, situado no bairro Jardim Itatiaia, que também atenderá pacientes em casos de urgências e emergência.

Crédito: Raimundo Brasil/Divulgação PMR

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.