Conretur prevê carnaval com baixa procura em hotéis e pousadas na região

Visconde de Mauá está com baixa taxa de ocupação de 52% em hotéis e pousadas

A taxa de ocupação em hotéis e pousadas para o feriado do Carnaval deste ano está abaixo do normal, se comparado com os anos anteriores. É o que aponta o Conselho Regional de Turismo das Agulhas Negras (Conretur). Essa taxa vem variando entre 50% em Itatiaia e no Parque Nacional; 38% em Penedo; 52% nas Vilas de Maringá, Maromba e Visconde de Mauá e 30% em Resende.

A diretora executiva do Conretur, Roberta Dias de Oliveira, destacou um dos fatores decorrentes da pandemia para a baixa procura no Carnaval. “Os números de ocupação para o Carnaval 2021 estão abaixo da média de anos anteriores, por conta das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo terem cancelado o ponto facultativo na segunda-feira de Carnaval, o que prejudicou os planos de quem pretendia viajar”, acrescenta.

Mas o fator principal para essa baixa vem ainda do início da pandemia da covid-19 – declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS)  em março do ano passado – que obrigou os hotéis e pousadas da Região das Agulhas Negras a adotarem uma série de medidas e protocolos de segurança sanitária determinados por decretos municipais para receber os turistas, quando a atividade turística começou a ser retomada nos principais destinos turísticos da região.

Ainda de acordo com o Conretur, com o retorno das atividades os turistas voltaram a procurar a região e o movimento tem aumentado bastante a cada final de semana. No entanto, os decretos municipais criados em Resende e Itatiaia em virtude do número crescente de infectados pela covid-19 nos hospitais restringiram a capacidade de ocupação nos hotéis e pousadas a porcentagens que variam em cada localidade turística.

Além da redução da taxa de ocupação desses estabelecimentos, as empresas turísticas de hospedagem, alimentação e passeios foram obrigadas a seguir todas as orientações das autoridades, de acordo com a entidade turística, buscando garantir a segurança dos turistas e colaboradores, sendo que algumas delas buscaram pelos Selos do Turismo Responsável do Ministério do Turismo (do Governo Federal) e também o Selo do Turismo Consciente da Secretaria Estadual de Turismo (do Governo do Estado).

A diretora executiva do Conretur aproveita para tranquilizar aqueles que ainda pretendem passar o Carnaval nos destinos turísticos da região. “Os hotéis e pousadas estão preparados para recebê-los, e os turistas precisam cumprir as determinações legais como, por exemplo, uso obrigatório de máscaras em vias públicas, uso de álcool em gel e manter o distanciamento social de dois metros entre as pessoas evitando aglomerações. Cumprindo estas normas, ele estará seguro e também demonstrará respeito pelo próximo que está aqui trabalhando para bem recebê-lo”, completa.

Ao todo, o Conretur contabiliza em toda a região aproximadamente 250 hotéis e pousadas, além de um número expressivo de restaurantes, lojas e passeios turísticos em meio à natureza, uma diversidade gastronômica, atrativos culturais, história, esportes, entretenimento e opções para descanso.

Penedo conquistou o primeiro lugar no ranking do Traveller Review Awards entre os destinos turísticos do Brasil

PENEDO BEM AVALIADA EM PREMIAÇÃO
Segundo o ranking anual do site de hospedagens Booking.com, a localidade de Penedo, em Itatiaia, está no topo da lista do Traveller Review Awards, que reconhece as propriedades melhores avaliadas pelos viajantes da plataforma no Brasil. A premiação acontece mesmo em um ano de incertezas e desafios para o setor de turismo, e selecionou os 10 destinos brasileiros que receberam avaliações positivas ao longo de 2020. Penedo ficou a frente de destinos turísticos tradicionais do Brasil como Monte Verde (2ª colocada), Fernando de Noronha (3ª colocada) e a mineira Serra do Cipó (10ª colocada). Outro destino turístico da Região das Agulhas Negras, a localidade de Visconde de Mauá, que fica em Resende, também apareceu no ranking em 8º lugar.

Para entrarem no ranking nacional, os destinos tinham que ter pelo menos 50 parceiros de acomodação, vencedores nas cotações dentro do Traveller Review Awards. Confira a lista dos dez destinos mais acolhedores do Brasil:

1 – Penedo (RJ)
2 – Monte Verde (MG)
3 – Fernando de Noronha (PE)
4 – Ilha do Mel (PR)
5 – Bento Gonçalves (RS)
6 – Nova Petrópolis (RS)
7 – Lavras Novas (MG)
8 – Visconde de Mauá (RJ)
9 – Cambará do Sul (RS)
10 – Serra do Cipó (MG)

Fotos: Arquivo

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.