Idosos começam a receber vacina contra a covid-19 na região

A partir desta quarta-feira, dia 3, os idosos de Resende e Itatiaia que moram com os familiares começam a receber a primeira dose da vacina contra a covid-19. Em Resende, o público alvo são os idosos com idades acima de 90 anos. A imunização, segundo a Secretaria de Saúde, será feita em casa para os idosos que moram em bairros com cobertura do PSF (Programa de Saúde da Família), pois estes já estão cadastrados no programa.

Já os que não moram em áreas de cobertura do PSF deverão enviar os dados para número de WhatsApp (24) 99229-5574, contendo as seguintes informações: Nome completo, data de nascimento, nome da mãe, CPF, CNS (cartão nacional do SUS – se tiver), endereço completo e telefone de contato.

Os bairros que não tem cobertura de PSF são: Manejo, Vila Julieta, Alvorada, Morada da Colina, Mirante das Agulhas, Ipiranga, Jardim Brasília I e II, Tangará, Vila Araújo, Centro Comercial, Jardim Tropical, Jardim Jalisco I e II, Barbosa Lima, Campos Elíseos, Casa da Lua, Alphaville, Limeira e Monte Castelo.

A vacinação em Resende começou em 19 de janeiro, para o grupo formado por idosos que vivem em asilos, pessoas com deficiência moradoras de instituições terapêuticas, funcionários destas unidades, povos indígenas e profissionais de saúde que atuam na linha de frente do atendimento de covid-19. Ao todo, mais de 2.580 pessoas já foram vacinadas no município.

Já em Itatiaia, a vacinação será realizada em idosos acima de 80 anos, na Policlínica Municipal, no Centro, sempre das 9h às 16h30. A imunização começa também nesta quarta-feira.

De acordo com a Secretaria de Saúde, as doses da vacina serão aplicadas neste público-alvo até o dia 13 de fevereiro. No entanto, o médico do Programa Saúde da Família da prefeitura, Márcio Braga, destacou que não é necessário que os idosos cheguem com horas de antecedência.
– É importante alertar que a população de idosos não pode ser submetida a aglomerações a fila. Por isso é fundamental que as pessoas compareçam a partir das 9h da manhã, não há necessidade de chegar antes. Vamos imunizar até o dia 13 de fevereiro e o município conta com um quantitativo de vacinas suficiente para atender esse público alvo – afirmou.
Caso o idoso dessa faixa etária tenha alguma dificuldade de locomoção, ele poderá ser vacinados em veículos, no sistema “drive thru”, na frente a unidade de saúde. E a exemplo de Resende, os moradores com mais de 80 anos que participam do programa “Melhor em Casa”, de acompanhamento domiciliar, serão vacinados em suas residências.
Com base nos números alcançados na campanha contra a gripe H1N1 em 2020, são esperados em torno de 536 moradores de Itatiaia para a primeira etapa de vacinação por faixa etária. O município vacinou 210 pessoas contra a covid-19 segundo dados do último boletim, nesta segunda-feira, dia 1º.
Foto: Divulgação/PMR

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.