Itatiaia receberá primeiras doses de vacina contra a covid-19

A exemplo do que vem acontecendo em Resende, o município de Itatiaia também tem a previsão de começar a vacinar contra a covid-19 ainda nesta semana. A informação é da Prefeitura local. O processo de imunização começará em até 24 horas após a chegada das primeiras doses. Embora não haja uma data confirmada, a expectativa das autoridades de saúde é que a primeira remessa chegue ao município até quarta-feira, dia 20.

Os primeiros a receberem as vacinas serão os profissionais que atuam na linha de frente do atendimento à doença em toda a rede de saúde municipal. A Secretaria de Saúde do Estado (SES-RJ), enviará no lote inicial a Itatiaia 314 doses da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo. O órgão estadual prevê que a segunda dose, que reforça a imunização, chegará ao município entre duas e quatro semanas. Nesta segunda, dia 18, chegaram à Itatiaia 10 mil seringas descartáveis.

Essas informações foram divulgadas na tarde de segunda-feira, durante a apresentação do Plano Municipal de Contingência de Vacinação contra a Covid-19, entregue ao prefeito Imberê Alves pelo Secretário de Saúde, Sergio Oliveira, e equipe.

A expectativa das autoridades municipais de saúde é que uma quantidade maior de doses da vacina chegue nos próximos dias, para que seja possível cobrir todo grupo prioritário previsto na primeira fase do Plano Nacional de Vacinação.

Segundo a coordenadora do Programa de Imunização do Município, Andréa Penedo, será feito um controle rigoroso da aplicação das vacinas para garantir que as doses sejam destinadas somente aos indivíduos do grupo definido. Para facilitar o acompanhamento, neste primeiro momento, as vacinas serão aplicadas na Policlínica Municipal, de acordo com uma lista nominal dos profissionais de saúde que se enquadram nos critérios definidos.

Com isso, a rotina de aplicação de vacinas para outras doenças estará suspensa no Centro, com exceção da vacina BCG, contra tuberculose, que continuará sendo aplicada, às quartas-feiras pela manhã. As demais unidades continuarão aplicando outras vacinas regularmente.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.