Nível do rio Paraíba sobe ainda mais em Resende

Pista localizada abaixo da Ponte Miguel Couto ficou intransitável nesta quinta-feira

Após a matéria publicada aqui no jornal BEIRA-RIO nesta quarta-feira, dia 13, o nível do rio Paraíba do Sul voltou a subir em Resende. Entre os locais públicos mais afetados estão o trecho localizado abaixo da Ponte Miguel Couto, entre a Avenida Kennedy e a Avenida Rita Ferreira da Rocha, na beira rio; e o Parque Zumbi, no Lavapés. Nesta quinta-feira, dia 14, o nível do Paraíba no município chegou a ficar em 4,50 m, e neste momento está em 4,48 m.

Nas redes sociais, um internauta publicou as fotos da via embaixo da Ponte Miguel Couto, local onde a equipe do jornal esteve fazendo algumas fotos. Se na quarta-feira os carros tinham dificuldades para se locomover devido ao risco de molhar os pedestres e outros veículos, dessa vez, a água do rio invadiu totalmente a pista ao lado e impediu o tráfego de veículos no local.

Após obras de revitalização, Parque Zumbi também sofre com invasão das águas

Recentemente revitalizado no ano passado, o Parque Zumbi – que desde sua inauguração, no ano de 2001, nunca teve suas obras concluídas conforme o projeto inicial – também se encontra alagado por estar às margens do mesmo rio. Também no bairro Itapuca, moradores reclamaram que suas residências foram tomadas pelas águas.

Mesmo com a elevação do nível do rio em Resende, segundo a empresa Furnas (responsável pelo monitoramento da Represa do Funil) na quarta-feira, por volta das 14 horas, a represa teve uma vazão média de 642 m³s. Mas nesta quinta-feira, esse índice caiu para cerca de 615 m³/s.

BARRA MANSA EM ALERTA
Outro município também está em alerta com a cheia do rio Paraíba. A Defesa Civil local informou que na tarde desta quinta-feira, 14, o nível do rio Paraíba do Sul se encontra com 4,23 metros. O órgão considera que a partir de 3,50 metros, o município entra em estado de alerta e com 4 metros já apresenta riscos de alagamento na Rua Argemiro de Paula Coutinho (altura do Fórum, no Centro), na Vila Delgado (Ano Bom), Vila dos Remédios (Floriano) e nos bairros Vista Alegre, Vila Maria e Roberto Silveira.

Segundo a Defesa Civil, a Represa do Funil reduziu a vazão às 9 horas da manhã e novamente às 12 horas. A tendência é que o rio diminua o nível ainda nas próximas horas, se não houver um grande volume de chuva nas cidades localizadas acima no curso do rio Paraíba do Sul.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.