Confronto entre facções em Resende espalha medo nos bairros da cidade

Moradores de vários bairros de Resende estão preocupados com a segurança desde domingo, dia 10. É que um grupo de traficantes estaria se utilizando das redes sociais para decretar toque de recolher em algumas dessas localidades, entre elas o bairro Cidade Alegria, depois que uma pessoa foi morta em um confronto entre criminosos e policiais no bairro Paraíso, na madrugada deste domingo.

O confronto aconteceu depois que agentes da Polícia Militar foram informados que homens armados estariam atacando a casa de um rival (que seria de um criminoso que cumpre pena em um presídio na capital fluminense), na Rua Marcondes Godoy, e se dirigiram para o local.

Ao chegar no local, os policiais foram recebidos a tiros e houve confronto, que resultou na morte de um dos criminosos e na prisão de outro, o que motivou os bandidos a decretarem o toque de recolher em alguns bairros. Segundo a polícia, o homem detido confessou que tinha envolvimento na troca de tiros e disse ser morador do Rio de Janeiro. E que estava na região a serviço de uma facção criminosa rival daquela que controla o tráfico de drogas no bairro resendense.

Também foram apreendidas pelos agentes quatro granadas, um fuzil calibre 7.62, um revólver calibre 22, mais de 180 munições de diferentes calibre, 19 carregadores, uma mochila e um coldre (na foto acima).

Horas depois do confronto, os moradores dos bairros Paraíso, Cidade Alegria, Nova Liberdade e do Acesso Oeste, entre outros, começaram a receber informações nas redes sociais de que criminosos estariam ordenando o fechamento de comércio nessas localidades de Resende, o que tem gerado preocupações e medo por parte dessas comunidades citadas de invasões de facções e novos confrontos. Fontes consultadas pelo jornal BEIRA-RIO informaram que as lojas chegaram a fechar nesses bairros, mas que no dia seguinte  o comércio funciona normalmente.

Em nota, o 37º Batalhão, que atende a região de Resende, confirmou também nas redes sociais as informações que circulam na internet.

“O Comando do Trigésimo Sétimo Batalhão de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro informa, em virtude das informações de ações orquestradas por criminosos que estariam ordenando o fechamento de comércios em determinados bairros do município de Resende em retaliação à morte de um traficante em confronto com policiais militares no dia de hoje 10/01, que reforçou o policiamento nestes locais a fim de garantir a segurança de toda a população e o funcionamento dos serviços”.

No final da nota, a PM pede para que as denúncias sejam enviadas diretamente ao Batalhão através do telefone 99223-0075 (WhatsApp) e 3360-0112, sob total sigilo.

O acontecimento chamou a atenção das autoridades. Também nas redes sociais, o deputado estadual Noel de Carvalho (PSDB) divulgou uma nota sobre o caso, se colocando à disposição da Polícia Militar. Segundo a nota, “após tomar conhecimento dos episódios violentos que assustaram moradores de Resende, neste domingo (dia 10), o deputado Noel de Carvalho ligou para o comandante do 37° BPM (Resende), tenente-coronel Souza”. Carvalho analisou o ocorrido: “O problema deste tipo de violência que assistimos em Resende demonstra que, infelizmente, não foram tomadas medidas preventivas. E não me refiro apenas à segurança pública. Essa agudização demonstra falhas nas políticas sociais, de educação e geração de emprego e renda. Só prestamos atenção quando o tráfico diz o que as famílias e comerciantes devem fazer? Hora de todos nós investirmos nossos esforços para evitar que isso se prolongue. Neste momento, o que tem que ser feito é com a Polícia: garantir a segurança dos cidadãos. Ontem mesmo fiz contato com o comandante da PM de Resende e hoje estou em contato com outras autoridades de segurança do estado para tentar colaborar no que for possível. Na próxima quarta-feira estarei no Palácio Guanabara para conversar com o secretário de Governo, e já solicitei um encontro com os secretários de Polícia Civil e da Polícia Militar, mas repito, precisamos permanentemente lutar para prevenir e evitar que voltemos a esse estado de insegurança e medo”.

A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar acrescentou que: “a PM segue realizando policiamento ostensivo de forma atenta em todo o município de Resende nesta segunda-feira, dia 11. Até o momento, não foram registradas ocorrências”.

O BEIRA-RIO também entrou em contato com a Prefeitura de Resende para ouvir o prefeito, mas até o fechamento dessa matéria sem qualquer retorno sobre o assunto.

Fotos: Divulgação/PM e Facebook deputado Noel de Carvalho

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.