Artistas de Resende podem se inscrever em premiações da Lei Aldir Blanc

Estão abertos pela Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda (FCCMM), em Resende, desde a quarta-feira, dia 2, os editais de chamada pública 03/2020 e 04/2020 para premiações da Lei Federal 14.017/2020, conhecida como a Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, criada para estabelecer um conjunto de ações emergenciais ao setor cultural visando socorrer profissionais e espaços culturais, que tiveram atividades interrompidas por força das medidas de isolamento social decorrentes da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Segundo a Fundação, com o plano de ação elaborado pelo Município, a Lei Aldir Blanc destinou à Cultura recursos no total de mais de R$ 879 mil, que serão distribuídos por categorias de prêmios. As inscrições são gratuitas e ocorrerão no período de 2 a 9 de dezembro, até as 20h, exclusivamente, de forma on-line, por meio dos endereços eletrônicos: resendelab1@gmail.com e resendelab2@gmail.com, dependendo do edital escolhido. Não serão aceitas, em nenhuma hipótese, inscrições fora do prazo estipulado nos editais.

Segundo o presidente da FCCMM, Thiago Zaidan, caso seja necessário, o candidato interessado poderá agendar atendimento presencial para realizar sua inscrição com auxílio de agente da Casa da Cultura, ou fazê-la via oral ou por vídeo, desde que respeitada a sequência de perguntas contidas no Formulário de Inscrição. O atendimento presencial será realizado somente com agendamento prévio, devendo ser solicitado pelo candidato somente no período de 2 a 8 de dezembro, por meio dos telefones (24) 3354-2045 e (24) 3354-6879, ou na sede administrativa da FCCMM, situada na Praça Oliveira Botelho, 298, Centro, em Resende, de segunda a sexta-feira, das 12 às 17h.

– O candidato deverá preencher todos os campos relativos às informações do Formulário de Inscrição disponível nos editais, que será devidamente assinado e enviado por e-mail, além de anexar cópias dos documentos solicitados. Vale destacar que serão beneficiados todos os trabalhadores da cultura que participam da cadeia produtiva nos segmentos artísticos e culturais da cidade, como artistas, técnicos, coletivos, produtores, associações, organizações, empresas, entidades e espaços culturais – reforça o presidente.

As premiações serão nas categorias Premiação de Produção Cultural para Apresentação em Plataforma Digital e Prêmio de Reconhecimento Cultural. Na primeira categoria serão premiadas produções artístico-culturais inéditas, realizadas por pessoas físicas e jurídicas, para apresentação e veiculação pela internet ou disponibilizadas por meio das redes sociais e outras plataformas digitais. Na segunda, a premiação contemplará iniciativas culturais locais já realizadas de trabalhadores e trabalhadoras da cultura (indivíduos, grupos ou entidades), por reconhecimento à criação, à transmissão e à difusão de práticas culturais, bem como à relevante contribuição ao desenvolvimento artístico e cultural de Resende.

Também serão contempladas pessoas físicas ou jurídicas, com comprovada atuação em suas respectivas áreas de manifestação cultural, que tenham alcançado reconhecida capacidade de manutenção e transmissão de saberes, fazeres e ofícios, desenvolvendo atividades e ações artísticas e culturais destinadas à população resendense, em especial, aos grupos, comunidades e populações em situação de vulnerabilidade social e/ou com reduzido acesso aos meios de produção e fruição cultural.

Os editais estão disponíveis no site institucional da Prefeitura de Resende, atrvés dos links de Premiação de Produção Cultural para Apresentação em Plataforma Digital e Prêmio de Reconhecimento Cultural. Os interessados também podem acessar o site da prefeitura, clicando no banner “Lei Aldir Blanc” e selecionando o edital.

Foto: Divulgação/PMR

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.