Eleições 2020: confira o resultado das eleições na Região das Agulhas Negras

No sentido relógio, os eleitos (ou reeleitos) para as prefeituras da Região das Agulhas Negras: Diogo Balieiro (Resende); Dudu Guedes (Itatiaia); Aluísio D’Elias (Quatis) e Alexandre Serfiotis (Porto Real)

Neste domingo, dia 15, milhares de eleitores foram às urnas para escolher seus candidatos a prefeito e vereadores na Região das Agulhas Negras. Em dois dos municípios, os atuais prefeitos foram reeleitos para mais quatro anos.

Em Resende, o prefeito Diogo Balieiro Diniz (DEM) foi reeleito por uma maioria esmagadora de votos. Ele levou 82,57% dos votos, mais do que outros candidatos vencedores em outras cidades próximas. O segundo colocado, Silvio de Carvalho (PDT), teve apenas 7,80% dos votos válidos. Em Itatiaia, o prefeito Eduardo Guedes, o Dudu, (PSC), ficou com 44,37% dos votos contra 29,52% do concorrente Irineu Nogueira (PTB).

Nos demais municípios da região, novos nomes assumirão a cadeira do Executivo em 2021. Em uma disputa equilibrada em Porto Real, após a morte do ex-prefeito Jorge Serfiotis, o deputado federal Alexandre Serfiotis (PSD), com 38,83% dos votos, venceu o ex-aliado de seu pai, o atual prefeito Ailton Marques (PDT), que teve 37,35%. E em Quatis, o vencedor foi Aluísio D’Elias (PSC), que teve 45,25% dos votos, contra 31,20% de Rogério Batista (PSL).

Em outras cidades próximas a Região das Agulhas Negras, como Barra Mansa, o atual prefeito também se reelegeu. Rodrigo Drable (DEM) venceu por 51,41% dos votos seu principal concorrente nas urnas, o vereador Thiago Valério (Cidadania), que obteve 18,09%.

Em Volta Redonda, a população ignorou a decisão tomada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) na última sexta-feira, dia 13, de indeferir a candidatura do ex-prefeito Antônio Francisco Neto (DEM) e mais uma vez o elegeram em primeiro turno, com 57,20% dos votos. A candidata está sub júdice, segundo o tribunal, pelo fato de Neto ter suas contas rejeitadas quando foi presidente da Cehab-RJ, nos anos de 2005 e 2006, e quando era prefeito, pela Câmara de Volta Redonda, nos anos de 2011 e 2013. O candidato recorreu da decisão e aguarda um novo julgamento no TSE.

Em segundo lugar ficou o também ex-prefeito Paulo Baltazar (PSD), com 12,66% dos votos. O atual prefeito, Samuca Silva (PSC), não conseguiu se reeleger, ficando em terceiro lugar, com 9,27%.

DUAS MULHERES NO PLENÁRIO DE RESENDE
Pelo segundo mandato consecutivo, o vereador Reginaldo Engenheiro Passos (Podemos), de Resende, foi o mais votado do município, com 1.721 votos, seguido de Renan Marassi (PL), que conseguiu 1.542 votos; Davi (DEM), com 1.079 votos; Sandro Ritton (DEM), com 970 votos; e Soraia Balieiro (PSD), com 963 votos. Eles estão entre os nove dos 17 parlamentares que se reelegeram para um novo mandato.

Entre os novos eleitos, Resende terá no plenário em 2021 mais uma mulher. Além de Soraia, o município também contará com a Márcia Lima (Republicanos), que obteve 412 votos. Esta é a primeira vez que a dona de casa, de 47 anos, assumirá uma cadeira na Câmara.

Outros nomes que estarão pela primeira vez no Legislativo são os de: Kael (PSD), Nelsinho Diniz (DEM), Matheus Oliveira (Podemos), Professor Wilson (PL), Fábio Lucas (Avante), Paulinho do Futsal (Cidadania) e Zé Antônio PHV (Patriota).

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.