Falha em processador atrasa contagem do TSE em cidades da região

Aplicativo “Resultados” do TSE sofreu com sistema sofreu com atraso na recontagem de votos (Foto: Reprodução)

Diferente do que aconteceu nas eleições anteriores, o pleito deste domingo, dia 15, atrasou mais do que o esperado. Na Região das Agulhas Negras, assim como em vários municípios brasileiros, a contagem dos votos sequer havia começado em Resende até às 21 horas. A mesma situação acometia Barra Mansa. No país, a apuração na cidade de São Paulo ficou bastante atrasada, e até o momento menos de 60% das seções foram apuradas.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou, em nota que, em razão de uma lentidão no processo de totalização dos votos (soma dos votos), houve atraso para a divulgação dos resultados da apuração. “Os dados estão sendo remetidos normalmente pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e recepcionados normalmente pelo banco de totalização, que está somando o conteúdo de forma mais lenta que o previsto”, disse.

O problema foi detectado uma hora após o começo da contabilização dos resutados das eleições municipais, quando o sistema do TSE apresentou problemas e ficou fora do ar. De acordo com o presidente do TSE, Luis Roberto Barroso, “os dados estão sendo remetidos normalmente pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e recepcionados normalmente pelo banco de totalização, que está somando o conteúdo de forma mais lenta que o previsto”, respondeu.

O presidente ainda respondeu que a lentidão na apuração foi consequência de uma falha em um dos núcleos de processadores. “A ideia de que a demora poderia ter consequência no resultado não faz sentido. O resultado já saiu na hora em que o boletim [das urnas] foi impresso”, afirmou. “Foi um problema técnico de hardware. Os dados chegaram íntegros, foi o processo de somar que ficou lento”.

Por volta das 21 horas deste domingo, a contagem de votos para candidatos a prefeito e vereador foi normalizada na região, se encerrando pouco antes das 23h.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.