Eleições 2020: confira as dicas para votar com segurança na região

Neste domingo, dia 15, milhares de eleitores comparecerão às urnas dos municípios da Região das Agulhas Negras para votar nos candidatos a prefeito e vereador. Este ano, devido a pandemia da covid-19, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) teve que fazer várias mudanças para garantir a realização do pleito. A principal delas na mudança do horário de abertura das seções eleitorais, que acontecerá uma hora mais cedo, e atenderá prioritariamente a idosos (maiores de 60 anos) até às 10h. O encerramento segue acontecendo às 17 horas.

Além das orientações habituais, entre elas conferir antecipadamente o local de votação e levar a “cola” com o nome dos candidatos (e com os cinco dígitos do candidato a vereador e os dois do candidato a prefeito), o TSE também pede que os eleitores sigam todas as medidas de prevenção ao coronavírus. Para evitar contaminação, pede-se para que os mesmos compareçam somente com máscaras de proteção, ou poderão ser impedidos de votar. Recomenda-se levar uma caneta para a assinatura do caderno de votação, e também que se permaneça no local apenas para dar o voto.

Outras dicas do TSE são: higienizar as mãos antes a após a votação, manter a distância mínima de um metro e evitar contato físico com outras pessoas, não levar crianças ou outros acompanhantes para o local, nem levar alimentos ou realizar atividades que exijam a retirada da máscara.

E o mais importante: se o eleitor apresentar febre ou quaisquer sintomas suspeitos da covid-19 no dia da votação, ou se testou positivo para a doença nos 14 dias que antecedem a eleição, não deverá comparecer para votar. O mesmo terá até 60 dias para justificar sua ausência. Uma das formas de justificativa é através do aplicativo e-Título, criado pelo TSE e que pode ser baixado nas lojas de aplicativos iOS ou Android. Pelo mesmo aplicativo, também é possível consultar os locais de votação.

Outra opção para justificar é acessar uma página especial no site do TSE ou procurar o cartório eleitoral mais próximo, que em Resende fica no Antigo Fórum, na Praça da Concórdia, no Centro. Lá funcionam os cartórios da 31ª Zona Eleitoral (que atende o Centro e bairros próximos, em Resende) e da 198ª Zona Eleitoral (que atende os demais bairros de Resende e toda Itatiaia). Os telefones de contato são (24) 3354-5780 (31ª ZE) e (24) 3355-2421 (198ª ZE).

Os eleitores de Porto Real e Quatis deverão procurar o cartório da 183ª Zona Eleitoral, que fica no Fórum de Porto Real, na Rua Hilário Ettore, 378, no bairro Ettore. O telefone de contato é (24) 3353-4994.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.