Sem investimentos para a cidade, Balieiro faz campanha “juntos por uma Resende ainda melhor”

No cargo de prefeito de Resende desde o ano de 2017, o médico oftalmologista Diogo Balieiro Diniz foi eleito e tomou posse aos 38 anos, quando ainda era filiado ao Partido Socialista Democrático (PSD). Balieiro Diniz é candidato a reeleição pelo partido Democratas, e conta mais uma vez com o empresário Geraldo da Cunha, o Geraldinho, do mesmo partido, como vice-prefeito.

O programa de governo de Balieiro é a continuidade do trabalho que a gestão atual vem apresentando. Na introdução do documento, os candidatos destacam que já estão “preparados para os desafios” por possuirem “experiência e capacidade de gestão para prevenir e solucionar os problemas e, principalmente, resolvê-los na medida em que venham a surgir”. De todos os planos de governo dos candidatos de Resende é o único que cita que as propostas respeitarão os protocolos santários determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde enquanto durar a pandemia da covid-19.

O prefeito de Resende é considerado um gestor passional, os servidores municipais concursados não poupam críticas. Balieiro esteve ausente em eventos importantes durante sua gestão. Em 2019, não compareceu à Conferência Municipal de Saúde, no início do ano de 2020 não compareceu a única audiência pública da prefeitura em que se opinou sobre a renovação da concessão do transporte público. Essa ausência se estendeu ao debate promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Resende/Itatiaia (CDL) para os candidatos a prefeito, no último dia 5, e foi muito questionada nas redes sociais.

Balieiro que foi eleito se intitulando representante de uma “nova política” pratica o assistencialismo político: optou por fornecer seu número de telefone pessoal para que a população faça pedidos de favores diretamente a ele. Obteve alguns bons resultados na saúde, mas não conseguiu trazer investimentos ou criar receitas próprias para o desenvolvimento do município. Resolveu investir em reformas de prédios das escolas e das unidades de saúde. A construção de destaque de sua gestão foi um hospital veterinário.

Nos últimos dias que antecedem a eleição, o jornal encaminhou as mesmas perguntas para todas as candidatas e candidatos e apresentou conforme recebeu as respostas em áudio ou vídeo para uma melhor análise dos eleitores. O BEIRA-RIO fez perguntas que abrangem quase todos os setores da Aministração Pública: economia, saúde, educação, meio ambiente, concessões públicas e outros assunto que mexem com a rotina do eleitor que decidirá quem apresenta as melhores propostas para os próximos quatro anos. Confira abaixo as perguntas enviadas ao candidato Diogo Balieiro Diniz, que preferiu não enviar as respostas para os leitores do jornal BEIRA-RIO.

1 – A construção civil é um dos setores que se mantém ou que consegue passar pela crise do mercado de trabalho sem muitos problemas, mas por outro lado a questão ambiental, em muitos, casos é secundarizada. No seu governo, como essa questão será tratada?
O candidato não respondeu ao jornal BEIRA-RIO

2 – Os dados mostram que cerca de 70% das receitas do municípios são de fontes externas. Quais as propostas de aumento de receita própria para Resende serão implementadas no seu governo?
O candidato não respondeu ao jornal BEIRA-RIO

3 – A folha de pagamento da Administração Pública cresce anualmente de forma significativa. Fale um pouco sobre a relação servidor por habitante e como isso reflete na eficiência dos serviços prestados.
O candidato não respondeu ao jornal BEIRA-RIO

4 – Das 29 práticas PICs instituídas pelo SUS, atualmente na cidade, tem apenas a Homeopatia e sem investimentos. Fale um pouco sobre seus projetos para a Atenção Primária de Saúde e a possibilidade de inclusão das PICs na saúde do município.
O candidato não respondeu ao jornal BEIRA-RIO

5 – Falta de creches é um problema flagrante no município. No seu governo serão construídas creches? Quantas? Em que bairros?
O candidato não respondeu ao jornal BEIRA-RIO

6 – O próximo governo deverá fazer a revisão do Plano Diretor do município. Quais são suas principais propostas para esta revisão?
O candidato não respondeu ao jornal BEIRA-RIO

7 – Das concessões públicas existentes hoje no município de Resende, qual merecerá mais atenção ou atenção imediata no seu governo?
O candidato não respondeu ao jornal BEIRA-RIO

8 – Como seu governo pretende enfrentar a Covid-19, já que os dados apontam a circulação do vírus por pelos menos mais seis meses ou até que uma vacina eficaz seja liberada.
O candidato não respondeu ao jornal BEIRA-RIO

9 – Gostaria de acrescentar alguma coisa não perguntada?
O candidato não respondeu ao jornal BEIRA-RIO

Foto: Arquivo

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.