A necessidade de “uma frente progressista” em Resende

Nascido em Bocaina de Minas/MG, mas criado em Resende, o aposentado Antônio Robson Dias (PCdoB) tem larga experiência na gestão de cargos de secretariado e diretoria. É formado em Filosofia e Teologia, e atuou como professor em várias escolas da região. Na gestão política, foi secretário de Educação e posteriormente presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda (FCCMM) durante o governo de Eduardo Meohas (de 1996 a 2004). Além desses cargos, também foi diretor do Ciretran no município.

Em entrevista ao portal do partido no qual está filiado, o candidato explicou o motivo que o fez se candidatar ao cargo mais importante do Executivo municipal. “A decisão de concorrer ao cargo de prefeito de Resende foi uma decisão coletiva dos membros do PCdoB. Entendemos a necessidade da criação de uma frente progressista no município. Queremos mostrar à população que é possível, sim, realizar um governo pautado na justiça social”, respondeu. Apesar de citar a “frente progressista”, o PC do B não conseguiu compor com os partidos de esquerda para lançar um único nome.

Para as eleições deste ano, Robson Dias concorre ao cargo de prefeito tendo como seu parceiro e candidato a vice-prefeito o autônomo Jorge Luiz Lemos de Jesus, conhecido por Jorge Gota Dourada, do mesmo partido. Em seu programa de governo, é citado que o “conteúdo programático das propostas foi desenvolvido a partir da experiência adquirida ao longo da trajetória de vida de ambos”.

Com apenas seis páginas, o Programa de Governo apresenta as propostas para as principais áreas de foco, com o diagnóstico de cada uma delas, apontando as diretrizes, metas e projetos. As principais áreas destacadas são Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Turismo, Assistência Social e Segurança, entre outras.

O jornal BEIRA-RIO encaminhou as mesmas perguntas para todas as candidatas e candidatos e apresentará conforme recebeu as respostas para uma melhor análise dos eleitores (diferente dos demais candidatos, a equipe de campanha de Dias enviou as respostas em áudio, e não em vídeo). O BEIRA-RIO fez perguntas que abrangem quase todos os setores da Administração Pública: economia, saúde, educação, meio ambiente, concessões públicas e outros assunto que mexem com a rotina do eleitor que decidirá quem apresenta as melhores propostas para os próximos quatro anos.

As perguntas e respostas do candidato Robson Dias:

1 – A construção civil é um dos setores que se mantém ou que consegue passar pela crise do mercado de trabalho sem muitos problemas, mas por outro lado a questão ambiental, em muitos casos é secundarizada. No seu governo, como essa questão será tratada?

 

2 – Os dados mostram que cerca de 70% das receitas do municípios são de fontes externas. Quais as propostas de aumento de receita própria para Resende serão implementadas no seu governo?

 

3 – A folha de pagamento da Administração Pública cresce anualmente de forma significativa. Fale um pouco sobre a relação servidor por habitante e como isso reflete na eficiência dos serviços prestados.

 

4 – Das 29 práticas PICs instituídas pelo SUS, atualmente na cidade, tem apenas a Homeopatia e sem investimentos. Fale um pouco sobre seus projetos para a Atenção Primária de Saúde e a possibilidade de inclusão das PICs na saúde do município.

 

5 – Falta de creches é um problema flagrante no município. No seu governo serão construídas creches? Quantas? Em que bairros?

 

6 – O próximo governo deverá fazer a revisão do Plano Diretor do município. Quais são suas principais propostas para esta revisão?

 

7 – Das concessões públicas existentes hoje no município de Resende, qual merecerá mais atenção ou atenção imediata no seu governo?

 

8 – Como seu governo pretende enfrentar a Covid-19, já que os dados apontam a circulação do vírus por pelos menos mais seis meses ou até que uma vacina eficaz seja liberada.

 

9 – Gostaria de acrescentar alguma coisa não perguntada?
O candidato não enviou respostas para a última questão, nem acrescentou mais nada a entrevista.

 

Foto: Divulgação

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.