Prefeitura estabelece normas para visita de Finados em cemitério de Quatis

Este ano, devido à pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Quatis e a Secretaria de Administração estabelecem uma série de normas e orientações para a visita ao Cemitério Municipal durante o feriado de Finados, no próximo dia 2. Dentre essas normas, foram realizadas mudanças no horário de funcionamento, que será das 6h30 às 17h30, sendo que foi haverá um horário preferencial, das 6h30 às 10h, para a visitação de idosos ao local. Outra orientação é para que os adultos evitem levar crianças até 12 anos. A entrada acontecerá somente pelo portão principal e haverá controle de acesso, sendo permitida a entrada por vez de apenas duas pessoas da família. No acesso ao cemitério acontecerá a aferição da temperatura dos visitantes.

A prefeitura também recomenda aos visitantes que evitem aglomeração no dia de Finados, sugerindo que os familiares antecipem a visita ao cemitério para os dias anteriores ao feriado. Recomenda-se que cada visitante leve sua água para consumo e o próprio álcool em gel para higienização. Além disso, o uso de máscara, tanto pelos visitantes quanto pelos funcionários, será obrigatório no interior do cemitério. O distanciamento de dois metros entre as pessoas deverá ser respeitado e os cumprimentos com beijos, abraços e apertos de mão evitados para não haver risco de contaminação.

Para os familiares que desejarem realizar a limpeza e/ou pintura de túmulos e jazigos, estes deverão realizar o serviço até o próximo dia 31 já que não será permitido o serviço no dia de Finados.

As barracas de venda de flores e alimentos que estiverem funcionando próximo ao cemitério deverão manter o distanciamento de dois metros entre elas, além de disponibilizar álcool 70% ou preparações antissépticas de efeito similar para assepsia das mãos dos clientes. Estes, por sua vez, deverão respeitar o distanciamento durante o atendimento.

Além da prevenção a covid-19, outra preocupação da Secretaria da Saúde é com o combate a dengue. Sendo assim, a recomendação é que os familiares evitem a criação de ambiente propício para a proliferação do mosquito transmissor da doença. Entre essas recomendações estão a utilização de vasos/recipientes com furos que permitam a vazão da água. Dê preferência as flores artificiais e, mesmo assim, que seja mantido o nível de areia até a borda evitando o acúmulo de água. Também é importante retirar o invólucro de papel celofane que embrulha o vaso ou buquê, que, por ser impermeável, favorece o acúmulo de água. Também deve-se eliminar os pratos e potes que propiciam o acúmulo de água e, ao optar por ramos de flores naturais, as mesmas deverão ser colocadas diretamente na areia presente nos vasos, que deverá estar umedecida.

LIMPEZA
Nesta sexta-feira, dia 23, uma equipe da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos iniciou a preparação do Cemitério Municipal para receber os visitantes. Estão sendo realizados os serviços de capina, roçada, varrição, pintura de meio-fio e retirada de entulhos, além da pintura da capela mortuária e da capela situada na parte interna do cemitério, normalmente usada para orações por parte dos visitantes. A capela mortuária fica no lado externo.

Foto: Divulgação/PMQ

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.