Itatiaia promove vacinação contra sarampo a jovens e adultos

Até o próximo dia 29, a população de Itatiaia que tem entre 20 e 49 anos deverão procurar os postos de saúde do município para se vacinar contra o Sarampo. A Campanha é voltada para jovens e adultos que ainda não foram imunizados contra a doença ou estão com doses atrasadas. Para receber a vacina é necessário que o paciente procure a unidade de saúde em seu bairro apresentando a carteira de vacinação e o cartão nacional SUS. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, nas seguintes unidades: Policlínica Municipal (Centro), USF Vila Magnólia, USF Vila Esperança, USF Vila Flórida, USF Campo Alegre I e II, USF Penedo, USF Maromba e UBS Marechal Jardim.

A vacinação contra o Sarampo faz parte da Campanha Nacional de Multivacinação que teve início, em Itatiaia, no último dia 6. O objetivo é atualizar a vacinação de todas as pessoas que fazem parte do público alvo da campanha. Crianças de 10 aos 14 anos, além de receber a vacina de sarampo também poderão receber as vacinas da HPV, meningite, hepatites A, dentre outras. Ainda assim, segundo a coordenadora do Programa de Imunização de Itatiaia, Andrea Millen, pessoas com até 59 anos de idade que comparecerem as unidades de saúde também poderão receber a dose da vacina contra sarampo. De acordo com o Programa, desde o início da campanha, até hoje já foram vacinados 914 pessoas contra o Sarampo.

– O nosso município não possui qualquer caso de doenças relacionadas a Sarampo, Poliomielite e Rubéola nos últimos anos. Isso, graças as atividades permanentes de vacinação que acontecem há mais de 20 anos – explica a coordenadora.

VACINAÇÃO INFANTIL
A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e de multivacinação, que começou no último dia 6, segue também até dia 29 com atendimentos das 8 às 17h, em nove unidades de saúde. De acordo com o último levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (equipe de epidemiologia), as primeiras duas semanas da ‘Campanha Nacional de Poliomielite, Multivacinação e dia D’ realizou o atendimento de 1.628 crianças, sendo 858 delas imunizadas contra a Poliomielite (vacina VOP para idades de 01 a 04 anos).

A vacinação acontece nas USFs dos bairros de Vila Magnólia, Vila Esperança, Vila Flórida, Campo Alegre I e II, Penedo, Maromba, UBS Marechal Jardim e na Sala de Vacinas (Policlínica Municipal – Centro). Todas as crianças com idades entre 2 meses e 1 ano devem receber a vacina contra a Poliomielite, que previne contra o vírus da doença que afeta os nervos e leva à paralisia parcial ou total do indivíduo. Os pontos de atendimento também irão atualizar as vacinas para a Hepatite B, Meningite e HPV (para os adolescentes e crianças na faixa dos 10 aos 15 anos).

No momento da vacinação é necessário apresentar a carteira de vacinação e o cartão SUS. O uso de máscaras é obrigatório.

 

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.