Estudante do UBM realiza primeira exposição virtual em fotos 3D da região

Bia trabalha em projeto desde o ano de 2010 (Foto: Divulgação)

No próximo dia 26, começa a exposição “Ressignificando o Interior”, da artista visual Bia Peace. Em razão da pandemia do novo coronavírus, a exposição – que foi realizada pela primeira vez no ano de 2014 – acontecerá de forma virtual.

– Com a chegada da pandemia e do isolamento, foi necessário ajustar algumas coisas. E uma delas foi mudar a exposição presencial para a virtual. A maior dificuldade é encontrar profissionais e apoio para realizar esse tour virtual, pois essa tecnologia é cara e nem todos fazem. Mas conseguimos apoio de duas universidades e uma delas (Centro Universitário Campos de Andrade de Curitiba – Uniandrade) nos apoiou através do curso de arquitetura, onde a Liliana Nakakogue e sua equipe estão elaborando todo o tour com recursos modernos e sem custo para nós. O UBM (Centro Universitário de Barra Mansa) também nos deu todo apoio e incentivo – revela Bia, que começou a trabalhar com as fotografias da exposição em 2010.

Classificado pela artista como “um trabalho continuo”, o projeto nasceu do Programa Facilita da Coordenação de Pesquisa do UBM, que visa atender a todos os acadêmicos dos diferentes cursos na concretização de seus trabalhos científicos, coordenado pela professora doutora Rosa Maria Maia Gouvêa Esteves e pela professora doutoranda Ana Maria Dinardi. As mulheres retratadas são em diferentes lugares do Brasil e também da região, desde cidades como Barra Mansa, Resende, Quatis, Três Rios e Lídice, até os grandes centros como Recife, São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Curitiba.

Segundo Bia, a principal aposta dos envolvidos nesse projeto está na promoção do empoderamento feminino e no resgate da autoestima da mulher, ressignificando sentimentos e padrões impostos pela mídia e sociedade. Com a pandemia, esta é a primeira vez que a exposição não acontecerá de forma presencial, como em março. Ainda assim, a organização se preocupou “com uma proposta inovadora, a exposição conta com recursos e tecnologias avançadas de arquitetura e urbanismo que tem como objetivo tornar a experiência dos visitantes mais rica e agradável, durante o passeio virtual”.

De acordo com a artista, o nome da exposição é um resumo do processo interior que cada pessoa passa ao realizar as fotos. “Acreditamos que todas as mulheres precisam se ressignificar em algum momento da vida. A maioria das fotografadas se descobre, volta a sonhar, sente a vida de outra forma, pois com o passar dos anos, fechamos nossas próprias janelas. Devido às dificuldades encontradas muitas deixam de se cuidar, de se amar, e se entregam as carências e a ansiedade. Então, essa vernissage tem como principal meta avivar vidas, empoderar mulheres de forma artística”, detalha.

Aproveitando o conhecimento que vem adquirindo na faculdade que cursa atualmente, Bia – que também é estudante de Psicologia no UBM – acredita que tem ajudado as mulheres que participam das exposições, e cita dois estudiosos da área da psicoterapia.

Trabalho realizado por Bia ajudou a levantar a autoestima das mulheres participantes (Fotos: Divulgação)

– Segundo o teórico (Wilhelm) Reich corpo e mente é uma unidade, logo se a mente não está bem isso reflete no físico. E através da fotografia e a produção visual conseguimos resgatar de dentro de cada mulher alguém que ela não conhecia ou que ela havia esquecido que existia. (Carl Gustav) Jung também nos dá fundamentação sobre isso através da arteterapia e do conceito de luz e sombra. A mulher revelada na foto é a sombra escondida dentro de casa uma que uma vez revelada as empodera e esse empoderamento traz segurança e atitude. O que muda muita coisa na vida de uma mulher.

A proposta inovadora é uma exposição de fotos em 3D, processo pioneiro no Sul Fluminense, e que mostra cerca de 30 mulheres de diferentes idades, estilos e estados brasileiros, possibilitando aos visitantes uma experiência única. Todos os visitantes poderão caminhar virtualmente pelos labirintos e ambientes em 3D com muitos cenários e cheios de significados. O evento virtual, além da vernissage, contará também com uma roda de conversa virtual, em que todos os envolvidos compartilharão o making of e detalhes sobre o trabalho da artista.

SERVIÇO
Exposição “Ressignificando o Interior”
Quando: 26 de outubro
Horário de abertura: 16h
Classificação: Livre
Onde: site do UBM (www.ubm.br)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.