Prefeito, vereadores e CC de Barra Mansa são afastados por suspeita de corrupção

Drable, Chuchu e Zélio são acusados de corrupção em votação do Legislativo no último mês de maio (Fotos: Reprodução Redes Sociais e Divulgação/Cidade TV Câmara)

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Polícia Civil, através da Coordenadoria de Investigação de Agentes com Foro (Ciaf), realizaram na manhã desta segunda-feira, dia 14, uma operação que investiga o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable (MDB) e o presidente da Câmara Municipal Paulo Chuchu (Cidadania), e outro vereador do município, Zélio Resende (PRTB), o Zélio Show, por suspeita de corrupção.

Segundo as investigações, Drable, Chuchu e Zélio foram denunciados por outro vereador da Câmara, que informou que teria recebido R$ 30 mil para dar seu voto a favor das contas da Prefeitura, no mês de maio passado. Além de afastar os dois acusados do cargo, o MPRJ, junto com a polícia, estão cumprindo 11 mandados de busca e apreensão na casa do prefeito e em outros três endereços de quatro suspeitos de integrar uma organização criminosa que estaria atuando no município em esquemas de corrupção ativa.

Junto com o prefeito e os dois parlamentares, o coronel da Polícia Militar Jorge Ricardo da Silva, que ocupa um cargo comissionado na Prefeitura, também é investigado e foi afastado de suas funções públicas. Durante a operação, Drable chegou a ser preso em flagrante por posse de arma sem registro, mas foi solto após pagar fiança.

Em nota ao jornal BEIRA-RIO, a Prefeitura de Barra Mansa informou que “a partir de uma representação de um vereador de oposição, o prefeito Rodrigo Drable foi acusado indevidamente de ter oferecido vantagens em votação na Câmara Municipal”.

A nota ainda reitera “que o vereador que fez a acusação votou contra a aprovação das contas, assim como votou contra outras matérias importantes para o município, demonstrando que se trata de uma manobra política, reiterando a prática da oposição em fazer denúncias infundadas contra a prefeitura”. Ainda segundo o Executivo, o corpo jurídico do município “já está trabalhando na elucidação dos fatos para corrigir esta injustiça”.  Com o afastamento do prefeito, a vice-prefeita Fátima Lima assume interinamente o cargo de prefeita do município.

Já a Câmara informou que ainda não foi comunicada oficialmente do afastamento de Paulo Chuchu e Zélio Show, mas que na ausência do presidente, quem assume a Mesa Diretora é o vereador Luís Antônio Cardoso, que é o primeiro vice-presidente. A nota destaca que a defesa dos vereadores acusados será realizada “de forma unilateral por eles”.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.