Nem a pandemia tira o talento e a ação dessas mulheres de Resende

Nesta terça-feira, dia 7, a pandemia do novo coronavírus tem deixado um rastro de perdas, tanto na questão da saúde, quanto social e econômica. No entanto, isso não tem acabado com o talento dos artistas da região, muito menos de duas mulheres promoveram neste mesmo dia o lançamento de suas obras, e que moram em Resende. Uma é historiadora e defende a memória de seu povo, e a outra é ilustradora e resolveu investir em um livro de histórias de terror.

Em live realizada durante a noite de terça-feira, a historiadora (e ilustradora) Aline Rochedo Pachamama (à esquerda), que vive em Visconde de Mauá, fez o lançamento do livro “Boacé Uchô”, que na língua do povo Puri, ao qual pertence, significa “Palavra-terra”, “Palavra que pulsa”. O objetivo da obra de Aline – que é doutora em História Cultural pela UFRRJ e mestre em História Social pela UFF – é que este “seja um documento histórico que possibilite questionamentos em relação a registros que expõem a não existência do Povo Puri”. O livro também registra o relato de vários representantes do povo Puri da região da Serra da Mantiqueira.

O evento virtual promovido pela Editora Pachamama foi assistido ao vivo por internautas não apenas de Resende, mas também de outras partes do país e do mundo. A historiadora aproveitou para falar mais sobre a cultura de seu povo, e também divulgou as obras de outros colegas publicadas pela mesma editora. A historiadora tem sido presença constante em lives, e no mês passado participou da live sobre meio ambiente promovida pelo ComSocial.

Ela não foi a única a divulgar o seu trabalho, mesmo durante a pandemia. No mesmo dia, a ilustradora Talita Abreu (à direita) fez o pré-lançamento de “Estranhos, Mórbidos, Macabros e Grotescos”, e optou também por um lançamento virtual. “Depois de muito tempo de luta, de muito choro e muitos dias de ódio, (rs) é com um orgulho MUITO grande que eu venho trazer pra vocês o meu livro de 2020 (…). Eventos cancelados, lançamento cancelado, sem editora, sem patrocinador… esse livro é fruto de uma luta muito grande e com o apoio de muitas pessoas!”, cita Talita.

A obra de pré-venda da ilustradora é um livro de horror que contém nove contos e mais de 70 ilustrações feitas em grafite. Segundo ela, “Estranhos, mórbidos, macabros e grotescos” é um livro pra quem gosta de terror. “Se você gosta do terror psicológico, do suspense, do horror final de um conto ou do grotesco e do bizarro que vem dos confins da parte mais sombria do imaginário, você precisa ter esse livro como companhia. E se você não gosta tanto assim do tema, tenho certeza que algum desses contos pode ser a sua entrada no universo do bizarro e das coisas que nem temos coragem de imaginar”, descreve.

Natural do Rio de Janeiro, Talita fixou residência em Resende depois de ter passado os últimos quatro anos em diversos cursos de arte em São Paulo, e hoje vive de seu trabalho freelancer voltado a produção de quadros, grafites, ilustrações para livros e contos, ilustração editorial, capas, e toda gama de publicações, e paralelamente cursa a faculdade de licenciatura em Artes Visuais.

Aline e Talita realizaram live no mês de junho (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

COMO ADQUIRIR AS OBRAS
Os interessados em comprar o livro de Aline Pachamama podem acessar o site da Editora Pachamama, onde outras obras também podem ser conferidas. Já o livro de Talita pode ser adquirido por um valor promocional de lançamento já com envio incluso. Outras informações pelo Whatsapp da escritora: (11) 95172-0546. O livro tem previsão de envio em até um mês.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.