Uma Puri brilhou na ‘Live’ do ComSocial

Estamos vivendo o momento das ‘Lives’. Na quinta-feira, passada dia 4, assisti à segunda Live promovida pelo ComSocial. O encontro coordenado pela Ana Lúcia Correa, que é conselheira de saúde nas instâncias municipal e estadual, contou com a participação do jornalista e professor Álvaro Britto e teve como convidada a simpaticíssima Aline Rochedo Pachamama (foto), uma Puri que é historiadora.

Um show de simpatia e informação nos proporcionou a indígena. Eu não sou natural da região, quando aqui cheguei há quase trinta anos, entre outras informações sobre a história de Resende, fiquei sabendo que os Puris estavam extintos. Não causou surpresa, sabendo como os habitantes originais do Brasil foram intensamente caçados, assassinados e escravizados pelos europeus que aqui chegaram a partir dos séculos XV e XVI.

Ainda há Puris por aí, e a Aline é um dos exemplos disso, além de ser uma lutadora para que além dos indivíduos, também a cultura de seu povo, e aí incluindo também todos os demais indígenas do país, sobrevivam e possam viver em contato harmônico com a ‘mãe terra’. Eles, habitantes originais, com a sabedoria de um povo que já estava aqui muito antes dos europeus chegarem, têm muito a nos ensinar. Não são invisíveis.

TRUMP ESQUECE ‘I LOVE YOU’ DE BOLSONARO E CRITICA BRASIL
O país caminhando para o abismo é o pseudopresidente que para muita gente já é considerado um genocida, está mais perdido que cego em tiroteio (desculpe a escorregada, Zé Gomes). Agora decidiu que as informações sobre números da pandemia sejam divulgados depois de terminados os telejornais. Ele não quer que a população saiba que no Brasil já está morrendo uma pessoa por minuto, vítima de Coronavírus.

E pra complicar ainda mais, o idiota ungiu como indicação para o Ministério da Saúde, um bilionário, um tal Carlos Wizard que será secretário de ciências e tecnologia do ministério. Uma das primeiras medidas do novo “especialista” em saúde foi dizer que os números de casos de Covid19 são fantasiosos e manipulados com a intenção inflar os números reais para que governos estaduais e prefeituras requeiram mais recursos federais. E sugeriu a recontagem dos óbitos no país. Dá pra acreditar?

Certo mesmo está o presidente norte-americano, que nesta sexta-feira disse pra todo mundo ouvir: “Se você olhar para o Brasil, eles estão passando por dificuldades. A propósito, eles estão seguindo o exemplo da Suécia. A Suécia está passando por um momento terrível. Se tivéssemos feito isso, teríamos perdido 1 milhão, 1 milhão e meio, talvez até 2 milhões ou mais de vidas”. Nossa! Que ingratidão com o Bozo! Será que ele esqueceu, daquela declaração também pública, do nosso pseudopresidente para ele: I Love You.

Onde o Bozo vai enfiar a cara agora, minha gente? Seu ídolo, o adorado topetudo norte-americano o espezinhou publicamente. Caramba, o ‘gabinete do ódio’ já deve estar espalhando nas redes sociais que o Trump é comunista. Mas o Trump não está sozinho, não. O Datena também é comunista e há cerca de um mês, a britânica, The Lancet uma das publicações científicas mais conceituadas e respeitadas do mundo, disse em editorial que Bolsonaro “perdeu a bússola moral”. Imagine o que a revista diria agora, com uma morte por minuto no país? Ah! Mas é só uma publicação científica, diria um bolsomínio. E ciência é coisa de comunista também, todos nós sabemos, né?!

NÃO CONSIGO RESPIRAR
A coluna dessa semana é uma homenagem a George Floyd, João Vitor, Ágatha, o menino Miguel, à mártir Marielle e a tantos outros assassinados por ordem da supremacia branca. Lá e cá.

Foto: Divulgação

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.